Prepare uma ceia de Páscoa repleta de criatividade com as deliciosas receitas da Fazenda Futuro


A Páscoa é sempre uma daquelas épocas deliciosas do ano, né? Com as várias formas de celebrar, uma coisa é certa: a comida sempre rouba a cena na festa. E olha, não é só pra quem está seguindo tradições não, viu? Optar por uma ceia sem carne é uma escolha que está ganhando cada vez mais espaço, especialmente para a galera que está de olho no futuro e adora inovar na cozinha.

Com uma ampla variedade de opções deliciosas, as refeições sem carne oferecem uma alternativa para quem busca diversificar e explorar novos sabores. A Fazenda Futuro traz receitas que “Quem disse que refeições sem carne são chatas? Elas são uma festa para o paladar! Na Fazenda Futuro, queremos alcançar mais paladares, trazendo variedade de sabores e texturas com pratos que sejam tão deliciosos quanto divertidos. A Páscoa do futuro já chegou!” afirma a diretora de marketing da Fazenda Futuro, Mariana Tunis.

Confira as receitas completas para Páscoa:

Entrada: Futuro Bolinho de Atum- fishcakes

Bolinhos de peixe sem peixe? Nós sabemos que pode ser difícil de acreditar. Mas prometemos que assim que todos experimentarem o nosso Atum, teremos todos vocês nadando numa só direção.

INGREDIENTES:

150ml de Futuro Receitas, reserve um pouco para empanar

1 colher de sopa de curry verde

2 folhas de louro

150g de Futuro Atum

150g de batata

Raspas de 1 limão

Um punhado de salsinha picada

Um punhado de cebolinha picada

Farinha, para empanar

Farinha de rosca, para empanar

Óleo neutro, para fritar

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Sugestões de acompanhamentos:

Molho tártaro vegano

Rodelas de limão

Salada

PREPARO:

Primeiro, adicione o Futuro Receitas, a pasta de curry, a folha de louro e o Futuro Atum em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos. Desligue o fogo, deixe em infusão e espere esfriar.

Descasque as batatas e corte-as em pedaços pequenos. Coloque em uma panela e cubra com água fervente e uma pitada de sal. Ferva por 10 minutos até ficar macio.

Coe o Futuro Atum do Futuro Receitas e reserve em um prato. Reserve o Futuro Receitas.

Escorra as batatas e deixe-as secar no vapor na panela amasse com um garfo em fogo baixo até obter um purê leve e seco.

Retire o purê do fogo e adicione a salsinha, a cebolinha e as raspas de limão. Use 2-3 colheres de sopa do Futuro Receitas infundido para amolecer um pouco, adicione o Futuro Atum e tempere com sal e pimenta. Coloque a mistura na geladeira para esfriar até ficar firme para manusear.

Divida a mistura em quatro e molde em quatro bolinhos.

Use três bowls rasos – um com Futuro Receitas, outro com farinha de trigo e outro com farinha de rosca. Passe os bolinhos da farinha para o Futuro Receitas, e do Futuro Receitas para a farinha de rosca.

Coloque 1 cm de óleo neutro numa frigideira e frite os bolinhos por 2 minutos de cada lado até dourar e ficar crocante.

Prato Principal:  Futuro Polpetone

Polpettone significa ‘grande almôndega’ em italiano e, bem, é exatamente isso que você terá aqui nessa receita. Exceto pelo fato de termos excluído a carne e encharcarmos o nosso polpetone com pedaços de purê cremoso.

INGREDIENTES:

2 Porções

2 unidade de Futuro Burger

1 colher de sopa de cebola em pó

1 colher de chá de alho em pó

1/2 colher de chá de canela

15g de salsinha bem picadinha

150 g de mussarela vegana ralada

150g de farinha

150ml de Futuro Receitas

150g de farinha de rosca para empanar

Óleo (para fritar)

300ml de passata ou molho de tomate

15g de cebolinha fresca picada

Raspas de 1 limão

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO:

Pré-aqueça o forno a 200°C.

Coloque os hambúrgueres em um bowl com os temperos e a salsinha, tempere com sal e pimenta e misture bem. Divida novamente em duas porções e pressione  para fazer discos achatados, um pouco maiores do que os hambúrgueres originais.

Coloque um pouco de muçarela vegetal no centro e, em seguida, coloque a carne sobre ela para que fique escondida no centro da almôndega gigante.

Coloque a farinha, o Futuro Receitas e a farinha de rosca em tigelas rasas individuais. Empane as almôndegas nessa ordem: da farinha para o Futuro Receitas, do Futuro Receitas para a farinha de rosca.

Coloque o óleo em uma panela, não mais que a metade, e aqueça em fogo médio até que o óleo atinja 170°C. Frite o polpetone até dourar por inteiro. Retire da panela e coloque em uma assadeira.

Cubra o polpetone com o molho de tomate e o queijo restante. Asse por 10 minutos até o queijo derreter e o molho reduzir.

Sirva com um pouco de cebolinha picada e raspas de limão frescas.

Futuro Cannelloni

O segredo de Nonna deveria ser o único mistério por trás deste prato, não a carne dentro dele! Reinventamos o cannelloni usando nossa carne moída à base de plantas.

INGREDIENTES:

Serve 4 pessoas

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 cebola bem picada

1 cenoura bem picada

1 alho-poró bem picado

100 g de cogumelos bem picados

3 dentes de alho bem picados

250g de Futuro Carne Moída

Alguns ramos de folhas de sálvia bem picadinhas

100ml de vinho tinto

250g de massa para lasanha fresca

700ml Futuro Receitas

100g de farinha

100g de manteiga vegana

1/4 colher de chá de noz-moscada moída

100g de queijo muçarela vegano ralado

Um punhado de salsa, finamente picada

PREPARO:

Adicione o azeite de oliva em uma panela funda. Cozinhe a cebola, a cenoura, o alho-poró e os cogumelos por 10-15 minutos até ficarem macios e reduzirem significativamente de volume. Misture o alho e cozinhe por 1 minuto até perfumar.

Derreta a manteiga vegana em uma panela em fogo baixo, acrescente a farinha e mexa por 5 minutos com um fouet até que a farinha esteja cozida e levemente dourada. Aos poucos, adicione o Futuro Receitas e bata sem parar até o molho ficar homogêneo e engrossar, cerca de 5 minutos. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Desligue o fogo e reserve.

Adicione Futuro Carne Moída e a sálvia picada a panela com os legumes. Tempere com sal e pimenta e mexa bem – deixe a Futuro Carne Moída cozinhar totalmente..

Após 5-10 minutos, adicione o vinho tinto e deixe borbulhar, raspando o fundo da panela para incorporar qualquer sabor caramelizado à mistura.

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Coloque uma camada fina de molho bechamel em uma assadeira funda.

Em seguida, prepare seus canelones colocando uma colher generosa da mistura de carne no centro de cada folha de lasanha e enrole para fazer uma espécie de charuto. Transfira esses canelones para a assadeira funda e continue até usar todo o recheio e as folhas de lasanha.

Cubra os canelones com o molho bechamel restante e polvilhe o queijo vegano por cima.

Asse por 20 minutos até dourar e borbulhar. Deixe os canelones descansarem por 5 minutos antes de polvilhar com salsa e servir.

Futuro Lasanha

O Poderoso Chefão da cozinha italiana, a lasanha é difícil de superar. Mas flexionamos esse favorito com a nossa Futuro Carne Moída. Fatias untuosas de massa, envoltas em rico molho bechamel.

Dica: Se estiver usando folhas de lasanha secas, ferva-as brevemente antes de colocá-las em camadas para amolecer um pouco.

INGREDIENTES:

Serve 4 pessoas

4 colheres de sopa de azeite extra virgem

2 cebolas picadas

2 cenouras bem picadas

1 alho-poró bem picado

4 dentes de alho bem picados

Um punhado de tomilho fresco bem picado

1kg de Futuro Carne Moída

250ml de vinho branco

800ml de passata ou molho de tomate caseiro

Algumas folhas de manjericão, reservar algumas para servir

50g de azeite

50g de farinha de trigo

1,5 L Futuro Receitas

1/4 colher de chá de noz-moscada moída

1 folha de louro

500 g de folhas de lasanha fresca

200g de queijo muçarela vegetal ralado

150g de queijo parmesão vegetal ralado

PREPARO:

Adicione o azeite em uma panela grande e funda. Adicione a cebola, a cenoura e o alho-poró e cozinhe em fogo médio-baixo por 8 a 10 minutos, até ficar macio e translúcido.

Adicione o alho e o tomilho e frite por 1 minuto.

Esfarele a Futuro Carne Moída, usando as costas de uma colher de pau para quebrá-la. Tempere bem com sal e pimenta e frite até dourar.

Despeje o vinho branco e deglace o tacho, raspando com a colher as partes caramelizadas do fundo da panela. Deixe o vinho borbulhar e o álcool evaporar.

Acrescente o molho de tomate e jogue os raminhos de manjericão inteiros. Cozinhe em fogo baixo até reduzir um pouco e parecer brilhante, cerca de 10 minutos.

Enquanto isso, comece a preparar o bechamel. Adicione partes iguais de azeite e farinha a uma panela. Cozinhe em fogo baixo por 5-6 minutos até que a farinha fique com uma cor marrom clara. Adicione o Futuro Receitas aos poucos, mexendo bem entre cada adição até obter um molho homogêneo e sedoso. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Para montar a lasanha, comece com uma fina camada de molho bechamel no fundo, cubra com folhas de lasanha, uma camada de molho bolonhesa e polvilhe mussarela ralada. Repita esta ordem, começando com bechamel novamente até chegar ao topo da bandeja. Na cobertura final, use o molho bechamel restante e o parmesão à base de plantas.

Asse por 20 minutos até que esteja borbulhando, o queijo derreta e qualquer massa exposta fique crocante e dourada.

Espalhe folhas de manjericão por cima e sirva.

Sobremesa: Mousse de chocolate Futuro

Páscoa tem que ter chocolate e esse mousse vai agradar a família toda.

INGREDIENTES:

Leite chocolate 1 xícara (chá) kg 0,250 1 0,250

Chocolate vegano 60% cacau 3 xícaras (chá) Picado kg 0,300 1 0,300

Açúcar demerara 1/2 xícara (chá) Pulverizado kg 0,115 1 0,115

Emulsificante 1 e 1/2 colher (chá) kg 0,015 1 0,015

PREPARO:

Reserve metade do leite (gelado) e aqueça a outra metade até começar a levantar fervura.

Em uma tigela despeje o leite quente sobre o chocolate picado e mexa até derreter completamente. Reserve.

Pulverize o açúcar demerara no liquidificador até ficar bem fino.

Na batedeira, acrescente o açúcar, o leite gelado e o emulsificante. Bata por alguns minutos até atingir o ponto de chantilly.

Na tigela do chocolate, junte 1/3 do creme batido e misture muito bem, para pré aerar a receita.

Em seguida, acrescente o restante do creme e incorpore delicadamente até ficar uma mistura homogênea.

Divida em potes individuais (de 100ml aproximadamente) e leve pra geladeira até firmar (cerca de 2 horas)

Crepe de Chocolate

Tem espaço para a sobremesa? Sempre! Ainda mais um crepe de chocolate.

INGREDIENTES:

Leite chocolate 1/2 embalagem

Amido de milho 7 colheres (sopa)

Farinha de trigo 4 colheres (sopa)

Farinha de aveia 5 colheres (sopa)

Cacau em pó 3 colheres (sopa)

Açúcar demerara 1 colher (sopa)

Fermento químico 1/2 colher (café)

Óleo de coco 2 colheres (sopa)

PREPARO:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo.

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um pouco de óleo de coco.

Despeje uma concha da massa, fazendo movimentos circulares com a frigideira para a massa espalhar no fundo e não ficar grossa.

Quando o crepe perder o aspecto molhado e surgirem pequenas bolhas na superfície é hora de virar, faça isso com o auxílio de uma espátula com cuidado para não rasgar a massa.

Retire o disco do fogo e reserve, Repita até terminar toda a mistura do liquidificador.

Sugestão de recheio: Frutas picadas como banana, morango e uva com ganache de chocolate ou doce de leite.

Créditos das imagens: Divulgação / Fazenda Futuro.

da Redação CFNotícias