O drama Carol tem indicações ao BAFTA 2016


O drama CAROL (Carol)carol001, novo filme de Todd Haynes (Não Estou Lá e Longe do Paraíso), com várias indicações ao prêmio BAFTA 2016 (o Oscar britânico), indicados pela British Academy of Film and Television Arts. O longa recebeu 9 indicações, nas categorias de melhor filme, diretor, atriz (Cate Blanchett), atriz coadjuvante (Rooney Mara), maquiagem, design de produção, fotografia, figurino e roteiro adaptado.

O filme também foi indicado ao Globo de Ouro 2016, que acontece neste domingo, dia 10 de janeiro, com cinco indicações: melhor filme drama, diretor, trilha sonora, atriz drama Cate Blanchett e atriz drama Rooney Mara.

Estrelado pela  vencedora do Oscar Cate Blanchett (Cinderela e Blue Jasmine) e pela indicada ao Oscar Rooney Mara (Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres e Peter Pan), CAROL (Carol) está programado para chegar aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, no dia 14 de janeiro.

Vencedor de quatro prêmios do New York Film Critics Circle, nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e melhor direção de fotografia, o drama é um dos fortes candidatos ao Oscar 2016 e recentemente foi lider de indicação do Spirit Awards 2016, com seis indicações (Melhor filme, diretor, atriz para Cate, atriz para Rooney, roteiro e fotografia).

Baseado no romance “O Preço do Sal“, de Patricia Highsmith, publicado por Diogenes Verlag AG, Switzerland, CAROL (Carol) participou da Seleção Oficial de Cannes 2015 e além de ser um dos filmes mais comentados durante o festival, saiu como grande vitorio no prêmio de melhor atriz, para a Rooney Mara.

CURIOSIDADES SOBRE O LIVRO:

* Depois de concluída, a história de Therese e Carol foi recusada pelo editor de Patricia Highsmith, por colocar em cena o relacionamento homossexual entre duas mulheres. Mas a escritora logo encontrou outra editora que concordou em publicá-la e o livro foi lançado pela primeira vez em 1952, assinado com o pseudônimo de Claire Morgan. The Price of Salt logo recebeu algumas resenhas sérias e respeitosas.

* O verdadeiro sucesso do livro veio mais tarde, com uma edição de bolso que vendeu quase um milhão de exemplares. Em 1953, a autora fez algumas pequenas alterações no livro original, escrevendo sua versão definitiva que vem sendo publicada desde então.

* Com o lançamento do filme nos cinemas, a L&PM Editores preparou uma edição especial com a capa do filme, que já se encontra para venda nas livrarias, mas seguirá oferecendo a versão pocket com a capa anterior (e que tem 304 páginas).

Leia o primeiro capitulo do livro.

Sinopse: Nova York, início da década de 1950, Therese Belivet (Rooney Mara), está trabalhando em uma loja de departamento de Manhattan e sonhando com uma vida mais gratificante quando conhece Carol Aird (Cate Blanchett), uma mulher sedutora presa em um casamento fracassado. Já no primeiro encontro ambas sentem uma atração imediata e ardente, seguida de um sentimento mais profundo. Quando o envolvimento delas vem à tona, o marido de Carol a afronta, desafiando sua competência como mãe. Carol e Therese se refugiam na estrada, deixando para trás suas respectivas vidas, e logo se veem encurraladas entre as convenções e a atração mútua.

da Redação CFNotícias