Grupo Curta! homenageia Ziraldo com exibição do documentário “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino”


Morto neste sábado (06), aos 91 anos, o cartunista Ziraldo recebe homenagem do Grupo Curta! com a exibição do documentário “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino”, no domingo (07), às 21h.

Produção original do canal, o longa tem tom confessional e traz as histórias da vida e da profissão de um dos maiores cartunistas brasileiros. A abordagem afetuosa e intimista que perpassa os 100 minutos do filme se explica pela direção sensível de Fabrizia Alves Pinto, filha do artista.

Para contar os muitos casos marcantes e deliciosos da carreira de Ziraldo, Fabrizia se valeu de entrevistas do pai. Em uma delas, Ziraldo conta que passou a infância, no interior de Minas Gerais, lendo avidamente gibis do “Batman” e do “Super-homem”, os quais preferia a livros do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

A primeira história em quadrinhos que criou, ainda criança, foi sobre um astronauta, o capitão Tex. Sobre essa fase da vida, ele diz: “A minha vida começa exatamente aos 8 anos. É o ano em que o menino é uma criança, não viveu ainda, mas já discerne, já tem opinião própria e já fez descobertas incríveis”. Não por acaso, o Menino Maluquinho tem essa idade. A inspiração para a panela em sua cabeça foi das brincadeiras que o próprio Ziraldo fazia na infância.

A amizade com o genial Millôr Fernandes, o trabalho com publicidade e, posteriormente, com charges políticas são relembrados no longa-metragem, sempre com comentários perspicazes do protagonista.

Na época da ditadura, ele publicou ilustrações antológicas em “O Pasquim” e no “Jornal do Brasil”. Um dos prazeres proporcionados pelo filme é conhecer a origem de alguns personagens célebres. Pererê, por exemplo, surgiu de uma campanha pela valorização dos quadrinhos nacionais: “Não é combater o que está entrando (de fora). É dar força para a permanência dos valores daqui, criar condições para que a criança conheça melhor o seu país”, observou o artista.

Realização da Lumen Produções, “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino” foi viabilizado por pelo canal Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme está disponível no CurtaOn – Clube de Documentários. Para assistir, basta acessar a plataforma no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro TV+ ou no site oficial (CurtaOn܂com܂br).

Crédito da imagem em destaque: Divulgação.

Serviço:

Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino (documentário)

07 de abril às 21h. Horários Alternativos: 11 de abril às 20h30; 12 de abril às 00h30 e 14h30; 13 de abril às 12h30; 14 de abril às 22h e 15 de abril às 08h30

No canal Curta!

da Redação CFNotícias