Skeelo lança seção de minibooks originais com conteúdos diários em texto e áudio e efeito 3D
O Skeelo, maior plataforma de ebooks e audiobooks best-sellers do país, acaba de lançar a seção Minibooks, composta por conteúdos curtos em texto e áudio. Intercalando histórias originais de ficção e conteúdos de não-ficção, os minibooks são baseados em temas em alta no momento, todos divididos em pequenos capítulos.
A produção dos originais é fruto da parceria entre a Editora Pormenor, especializada na busca de temas em tendência para aplicação no mercado editorial, e o Skeelo, com o objetivo inicial de priorizar vozes brasileiras. Por conta disso, os minibooks são de autores nacionais em destaque.
Em setembro, o app traz duas histórias de ficção em 15 capítulos, distribuídos diariamente. Os inéditos “Impostora Musical” e “Insta Love”, de Andrea Romão, contam com narração plural e leve efeito 3D em sua produção em áudio.
A técnica utilizada envolve uma sonorização que proporciona maior imersão e profundidade, fazendo com o que o leitor seja totalmente transportado para a história – que tem ainda introdução musical e efeitos como a do som de uma guitarra.
Os minibooks de ficção, que foram iniciados por duas histórias, com a mesma quantidade de capítulos, “As Gêmeas” e “Lorena”, escritas por Sara Fidelis, são o prenúncio de ainda mais novidades de produções com nomes que representam uma nova onda de escritores, que primeiro conquistaram o público para depois serem publicados por grandes editoras.
Fidelis, que acumula mais de 100 milhões de leituras de forma independente, é um excelente exemplo, já que lançou no último ano “Teseu”, pela centenária Editora Nacional, e figurou entre os mais vendidos do selo jovem adulto Naci.
Um dos temas que mais se destacam entre as tendências do momento no mundo todo, seja em séries, filmes ou podcasts, é o true crime. Pensando nesses fãs, entre os conteúdos de não-ficção está a coleção “Crimes Reais”, que conta histórias de grandes assassinatos, como o do presidente americano JFK e dos serial-killers Ted Bundy e Charles Manson.
A Ásia, com sua música pop, tradições e produções seriadas, é outro tema em alta. Por isso, a série “A Ásia é logo ali” aborda diversas celebrações deste continente que tem atraído cada vez mais pessoas, como as festas do Ano Novo Chinês, o Festival das Luzes de Inverno e o Festival da Lama.
Também está disponível a série “Os vírus que nos assombram”, falando não só da COVID-19 como também da Influenza e outros temas. Assim como os conteúdos ficcionais, estes também são distribuídos diariamente.
O projeto foi pensado para aqueles que desejam criar ou retomar o hábito de leitura de forma prática e dinâmica. O formato, com traços vanguardistas, atende tanto pessoas que estão em busca de um conteúdo ficcional como pessoas que apenas procuram um determinado tema que está presente nas discussões do momento.
“Ao trazer os minibooks para o app Skeelo, complementamos ainda mais a experiência dos nossos leitores, que já tem a praticidade do conteúdo na palma das mão, com os ebooks e audiobooks disponíveis, mas que agora, agregam a isso, também, a possibilidade de desfrutar de conteúdo inédito e exclusivo, que, compactos e distribuídos diariamente, cabem facilmente na rotina corrida, em poucos minutos, sem perder o encanto de uma grande história, pela produção imersiva, conteúdo essencial e ganchos de enredo imperdíveis”, diz Thereza Castro, supervisora editorial do Skeelo.
“A criação dos conteúdos tem sido recebida pelos autores como um bom desafio. O processo depende muito da forma como cada escritor trabalha, e, do lado de cá, no papel de editora, vamos nos adaptando a essas realidades e processos criativos. A ideia, principalmente no caso dos conteúdos de ficção, é conseguir criar no leitor, entre um minibook e outro, o desejo de saber como a história continua, alimentando essa expectativa e incentivando cada vez mais o hábito de leitura por meio dessas pílulas que são lidas rapidamente”, conta Lucila Del Mônaco, sócia da Pormenor.
da Redação CFNotícias