Crítica: Valan – Vale dos Anjos


Escrito e dirigido por Béla Bagota, “Valan: Vale dos Anjos” (Valan) é o longa-metragem de estreia do diretor. A trama gira em volta de Péter, interpretado por Csaba Krisztik, um policial de cidade grande que investiga uma rede de tráfico sexual em Brasov, Romênia, mas se vê obrigado a voltar a Valan, sua cidade natal, depois de uma ligação de sua mãe sobre o aparecimento de um cadáver na floresta próxima à cidade.

A ligação sugere que o corpo encontrado possa ser de sua irmã, Juli (Taubér Boglárka), que desapareceu há vinte e dois anos, com apenas treze anos de idade, durante o caos da Revolução Romena. Tem início, então, uma investigação que luta não só contra o crime organizado e o descaso da polícia local, mas também com os fantasmas do passado de Péter e sua família.

O filme consegue construir um clima de suspense logo de início e tem todos os ingredientes de uma trama clássica de títulos policiais, unindo com sucesso questões pessoais de um policial que volta à sua cidade natal, o desaparecimento de jovens da cidade aparentemente acobertado pela polícia da região e o crime crescente em uma cidade economicamente arruinada.

As cenas aéreas passam com sucesso o clima de desolação da cidade, parcialmente destruída e pálida, coberta de neve dos fins de dezembro. O diretor se utiliza bem do cenário desolador e atroz tornando Valan quase que um personagem a mais no longa que está disponível na plataforma Cinema Virtual.

Também é interessante o papel do Natal, e sua véspera: uma comemoração geralmente retratada como afetuosa e calorosa, mas que na cidade fria e de relações conturbadas, apenas desperta traumas, carregando a produção de uma melancolia que aumenta ainda mais o clima de suspense e de tragédia anunciada.

Além de se passar em um país pouco retratado em tramas de suspense, “Valan – Vale dos Anjos” pode não apresentar muitas novidades aos fãs do gênero, mas Béla Bagota consegue construir uma atmosfera de suspense convincente e um roteiro intrigante e sem pontas soltas que vale a pena conferir.

por Isabella Mendes – especial para CFNotícias

*Título assistido via streaming, a convite da Elite Filmes