Crítica: Spy x Family Código: Branco


Assistir a uma animação inspirada no estilo mangá, para um ignorante a esta proposta estética, pode parecer um suplício massacrante, algo impensado, uma tortura.

Para os fãs de anime, lotar uma sala de exibição não é tarefa difícil. Quebrar o preconceito de quem não sabe nada sobre o assunto é uma missão árdua.

Quem, mesmo assim, resiste a toda euforia de cosplayers vizinhos de poltrona, e se entrega ao desconhecido, se auto agradece. Assim é “Spy x Family Código: Branco” (Spy x Family Code: White), um avassalador de corações. E, com certeza, esta mesma pessoa há de dizer: como eu não conhecia isso antes? Onde encontrar mais? Como não se apaixonar? É amor à primeira vista.

Este filme é um destruidor de paradigmas, fascinante técnica e artisticamente. Os personagens centrais são cativantes, mesmo não sendo politicamente corretos. Que bom! Isso os torna mais interessantes. É para todas as idades, sendo que cada faixa etária colherá diferentes entendimentos e delícias .

É a história de uma família de fachada, que compartilha entre si, suas farsas pessoais e mentiras necessárias. Loid Forger, espião disfarçado de médico, o pai; Yor Forger, assassina profissional disfarçada de fiel esposa e doce mãe; e Anya Forger, uma criança paranormal telepática, disfarçada apenas de filha. E para completar, Bond, o cão, o único que não guarda segredos obscuros, pelo menos é o que acreditamos.

Muita ação, suspense, paixão, espionagem, segredos e bom humor permeiam a trama desse quarteto inusitado, porém muito real. Uma excelente sacada dos criadores são os pensamentos das personagens. Quem não guarda, pelo menos, um segredo, ou que seja, um comentário, uma crítica ou deboche de alguém muito próximo, em pensamento, que atire a primeira pedra. Essas figuras dividem apenas com o público seus mistérios e suas faces ocultas. É genial.

Inspirado na obra original de Tatsuya Endo, com direção de Kazuhiro Furuhashi e roteiro de Ichiro Okouchi, “Spy x Family Código: Branco” é um longa perfeito e encantador.

por Carlos Marroco – especial para CFNotícias

*Título assistido em Pré-Estreia promovida pela Sony Pictures.