Crítica: O Noivo da minha Amiga


Comédias românticas, mesmo as mais clichês, ainda são um prato cheio para os amantes do gênero, afinal o que queremos mesmo é ver os desencontros e descobertas do casal que está predestinado a se unir no “felizes para sempre” e no longa espanhol “O Noivo da minha Amiga” (Hasta que la boda nos separe / The Wedding Unplanner), dirigido por Dani de la Orden, o que mais vemos são momentos deliciosamente embaraçosos.

A narrativa se inicia com uma garotinha assistindo ao clássico “Uma Linda Mulher”, enquanto seus pais brigam em outro cômodo. Então, o pai da menina, antes de ir embora de casa, tem uma rápida e sincera conversa sobre os motivos pelos quais ele está partindo. É ali que a protagonista desacredita do “felizes para sempre”, afinal, uma comédia romântica de respeito sempre tem aquele que não acredita no amor, e nesse caso é Marina (Belén Cuesta).

Ironicamente, Marina que não acredita em compromissos ganha a vida organizando casamentos, e em uma destas festas que ela conhece Carlos (Alex García). Eles têm um rápido envolvimento e para ela é “vida que segue”, enquanto Carlos se afunda em dúvidas e remorso, uma vez que ele é comprometido com Alexia (Silvia Alonso).

Até então Marina e Alexia não sabem da existência uma da outra, e se não fosse por um cartão da empresa da protagonista no bolso de Carlos continuaria tudo como estava. Contudo, para não contar a verdade à namorada, o rapaz a pede em casamento e sobra para Marina a organização da festa.

As duas mulheres ao se encontrarem descobrem que eram da mesma turma na escola. O reencontro com Alexia desperta em Marina uma série de traumas do passado, mas com sua empresa à beira do colapso, ela se vê obrigada a aceitar o trabalho e aproveita para aliviar as mágoas com pequenas vinganças.

É um filme divertido, capaz de arrancar algumas risadas sem pender para o desespero. A narrativa é bem conduzida, fazendo com que cenas simples sejam cômicas: um exemplo é quando Carlos está sob efeito de drogas e começa a perder o controle dos movimentos – é hilário sem forçar a barra. Outro exemplo é a desilusão de um barqueiro que surge em determinada sequência, simplesmente a melhor cena do filme. Mais um ponto positivo é a fotografia e seus enquadramentos, tudo muito limpo e bem iluminado. Isso somado aos cenários e locações, dá um ar sofisticado à produção.

Porém, como nem tudo são flores, em pleno 2020, ainda temos uma comédia romântica em que o foco é a rivalidade feminina, com uma personagem “perfeita” que é retratada por Alexia: uma mulher  bonita, rica, altruísta e  cheia das boas intenções, que de tão ingênua beira a “burrice”.

Do outro lado vemos Marina, que era menosprezada na infância, desacreditada do amor, um pouco amarga e vingativa e que precisa encontrar um homem que a faça melhorar por meio de um amor verdadeiro… Ah comédias românticas.

“O Noivo da minha Amiga” é um desses filmes que nos fazem descontrair, é engraçado, cheio de artimanhas que nos arrancam boas risadas. Vale conferir no Cinema Virtual!

por Carla Mendes – especial para CFNotícias

https://www.youtube.com/watch?v=kUCKvPAAkz8

*Título assistido via streaming, a convite da Elite Filmes.