
Crítica: Alma do Deserto
Em “Alma do Deserto” (Alma del Desierto / Self) acompanhamos a incessante saga de Georgina Epiayu pela busca de sua identidade, de seu reconhecimento documental, que vaga como um espírito entre ventos e rajadas de areia. Ela perdeu seus documentos, junto à modesta casa, quando por intolerância seus vizinhos atearam fogo.
Sua força e resistência impressionam, e impulsionam a luta pelo direito de reconhecida como mulher. Sua serenidade superior combate todas as incapacidades dos funcionários do desorganizado cartório de registros.
Uma mulher trans tem que lidar com a recusa e o desprezo de alguns seres humanos (ou sub-humanos), que atravessam na sua frente, muitas vezes com o intuito apenas de humilhar.
Trata-se de um documentário, mas há tanta poesia nas imagens, na passagem de tempo e na sensibilidade da diretora, que, às vezes, nos confundimos, e esquecemos que estamos assistindo a uma narrativa real. As imagens contam mais a história que os poucos textos pronunciados pela personagem central.
A senhora Epiayu é uma mulher trans que se orgulha de sua etnia Wayúu, mesmo sabendo que ninguém lá se orgulha dela. Ela não abandonou suas origens, aceitou sua solidão, mas não aceita ser ignorada pelo poder público, e luta incansavelmente por seus direitos civis.
O voto é seu grande desejo de pertencimento. É uma senhora, fez a transição já madura, e não espera nada da vida além de ter o direito de ser e viver como quer. Tem raízes e ama seu deserto, apesar da solidão infinita.
“Alma do Deserto” é um filme que faz com que o espectador se transporte e encarne em Georgina. Não há como não sentir sua dor. Parece que todas as negações com as quais ela se depara são nossas, por nossas diversas causas. Queremos a força que ela tem para suprir nossas razões medíocres. Os que não têm empatia não são capazes de entender e respeitar sua luta.
Com roteiro e direção de Mónica Taboada Tapia, o longa é uma lição de invulnerabilidade, de paciência, através de uma imaculada alma do deserto.
por Carlos Marroco – especial para CFNotícias
*Título assistido em Cabine de Imprensa Virtual promovida pela Retrato Filmes.