Centro Cultural Banco do Brasil SP recebe a ‘Mostra Depardon Cinema’


O deserto, as instituições, o mundo rural, a política, a justiça e a psiquiatria são alguns dos temas abordados pelo cineasta Raymond Depardon, de 75 anos, em sua vasta cinematografia. Oriundo da fotografia, já afirmou que suas obras trazem suas reflexões visuais.

E são elas que o público poderá conhecer através dos 25 filmes, entre documentários e ficção, que integram a “Mostra Depardon Cinema” que acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo entre 03 a 22 de janeiro de 2018. Produzidas entre 1969 e 2017, na seleção estão obras de destaque de sua carreira entre elas, 12 Dias, seu último filme exibido no Festival de Cannes desse ano.

A mostra é parte da retrospectiva em homenagem ao fotógrafo e cineasta francês que conta ainda com a exposição “Un moment si doux” em cartaz somente no CCBB do Rio de Janeiro até o dia 05 de fevereiro. São 170 fotos produzidas entre 1950 e 2013, sendo a maior parte inédita, em cores e dimensões variadas.

Entre as imagens, estão paisagens, autorretratos e personagens de diferentes países da Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Estiveram expostas entre 2014 e 2015 no imponente Le Grand Palais, em Paris, no museu MUCEM, em Marselha, e, recentemente, no Centro Cultural Recoletas, na Argentina.

Créditos: Raymond Depardon/Magnum Photos

Programação

Curtas, médias e longas-metragens compõem os filmes da “Mostra Depardon de Cinema”. Sobre o universo psiquiátrico estão San Clemente, Urgences, e 12 Dias, sendo que este último integrou a seleção oficial no Festival de Cannes 2017. O mundo camponês está presente nos três longas da série Perfis Camponeses, realizados entre 2000 e 2008; o Chade em La captive du désert; o sistema judiciário em Presos em flagrante e Instantes de audiência; o mundo político em 1974, Um presidente em campanha, e a vida cotidiana francesa em Jornal da França e Os habitantes, sempre com um olhar humanista.

Além do olhar de Depardon para os diversos temas, o público poderá conhecer também um pouco de seu autor. No curta de 2005, Alguma novidade em Garet, o diretor e seu irmão conversam sobre seus pais e seu trabalho na fazenda da família que é posta à venda. Já em Un moment si doux, de 2013, traz uma entrevista do cineasta sobre a exposição Un moment si doux.

Além da exibição de longas-metragens, haverá uma palestra sobre o longa “12 Dias”, de Raymond Depardon, com a presença de um convidado, no dia 18, quinta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita com distribuição de senhas uma hora antes.

A produção é da Bonfilm.

Serviço:

Mostra Depardon Cinema

De 03 a 22 de janeiro de 2018. De Quarta-feira a segunda-feira, das 15h às 21h

CCBB São Paulo

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo-SP

Acesso ao calçadão pelas estações Sé e São Bento do Metrô

Informações: (11) 3113-3651/3652

Entrada franca. Retirada de ingressos para a mostra 1 hora antes do início da sessão

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja. Clientes do Banco do Brasil têm 10% de desconto com Cartão Ourocard na cafeteria, restaurante e loja

Estacionamento conveniado: Estapar – Rua Santo Amaro, 272, Bela Vista – São Paulo-SP. Valor: R$ 15 pelo período de 5 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB

Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô

da Redação CFNotícias