São Paulo: No Mês do Rock, Estação Campo Belo recebe Exposição Rita Lee
Julho é mundialmente conhecido como o Mês do Rock e nada melhor do que comemorar o período com uma exposição sobre a cantora e compositora Rita Lee, a Rainha do Rock brasileiro.
O evento acontece na estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás da ViaMobilidade, no piso mezanino intermediário e fica em cartaz até dia 31 de julho. Com autoria de Gaby Alves e curadoria da Galeria VerArte, da empresária cultural Vera Simões, a exposição conta com 10 painéis frente e verso, retratando bordados e pinturas sobre a vida da artista.
Uma paulistana apaixonada pela cidade, com músicas e inúmeras referências biográficas à capital de São Paulo, Rita Lee Jones de Carvalho foi um dos principais nomes do cenário pop-rock brasileiro. Cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, escritora e atriz, morreu aos 75 anos, no dia 08 de maio passado, deixando uma extensa obra, uma legião de fãs e diversas músicas de sucesso.
Natural do bairro da Vila Mariana, Rita Lee era apaixonada pelo parque do Ibirapuera, pelo Cine Metrópole, rua Augusta, bairro da Liberdade e o Museu do Ipiranga, entre outros locais da capital.
Pode ser retratada como a roqueira da Pompéia da música “Orra Meu”, ou melhor, a mais completa tradução de São Paulo, como diz trecho da música “Sampa”, de Caetano Veloso. A artista, inclusive, se auto intitulou Santa Rita de Sampa, em um álbum homônimo de 1997.
Gaby Alves, autora dos painéis e uma fã declarada da obra de Rita Lee, procurou reverenciar a artista com a criação de bordados, fotografias e impressões digitais. Começou a idealizar a exposição durante o período da pandemia de Covid-19, com peças coloridas que reproduziam períodos da Rita Lee “Ovelha Negra”, da fase “Cor de Rosa Choque”, a Rita dos “Mutantes”, do “Roberto de Carvalho”, em referências a músicas, grupos musicais que a artista participou e sobre o grande amor de sua vida, o marido e instrumentista Roberto de Carvalho.
Mês do Rock
Julho é considerado mundialmente o mês do rock em referência ao festival Live Aid, um megaconcerto realizado simultaneamente em Londres (Inglaterra) e na Filadelfia (EUA), em 1985, reunindo os principais nomes e grupos musicais da época – como Queen, Led Zeppelin, Phil Collins, Paul McCartney, David Bowie, Elton John, Madonna, Bob Dylan e Sting, entre outros. Os shows foram transmitidos ao vivo pela televisão para boa parte do mundo. Estima-se que 1,5 bilhão de pessoas, em mais de cem países, acompanharam as apresentações.
Crédito da foto em destaque: Divulgação / Gaby Alves.
Serviço:
Exposição Rita Lee
De 06 a 31 de julho
Estação Campo Belo, linha 5-Lilás
Avenida Santo Amaro – Brooklin, São Paulo – SP
Evento Gratuito
da Redação CFNotícias