Missão Impossível: Primeiro filme completa 20 anos


Missão Impossível completa 20 anos

Parece que foi ontem, mas já faz 20 anos que o primeiro filme baseado na série de TV, “Missão Impossível”, chegou aos cinemas nos Estados Unidos. O longa estreou em maio de 1996. Mesmo depois de duas décadas, não é exagero afirmar que o thriller de ação estrelado por Tom Cruise é um clássico.

Mas por que “Missão Impossível” é tão bom? Porque sabe passar para o espectador a sensação de adrenalina. Aliás, isso é o que a franquia tem de melhor. E o primeiro filme sabe fazer muito bem esse papel.

Quem aqui não fica tenso na cena em que Ethan Hunt invade a sede da CIA e, pendurado por um cabo, se equilibra para não deixar seu pingo de suor cair no chão e disparar o alarme? Quem não se empolga na sequência em que o agente da IMF (Impossible Mission Force) foge de um restaurante usando apenas uma gosma de mascar explosiva?

Pois é, essas e outras passagens fazem com que o longa dirigido por Brian De Palma (Scarface) ainda seja considerado um dos melhores de seu tempo. Além disso, “Missão Impossível” não perde tempo contando histórias de origem. Ele quer apresentar uma equipe madura, formada totalmente por agentes experientes e hábeis, que se envolvem em missões urgentes e desafiadoras.

Logo na primeira cena, já percebemos que Ethan Hunt é arrojado e tem jogo de cintura, características necessária para qualquer agente secreto. Para isso, basta ver como ele conduz sua relação com as pessoas após perder seus companheiros em uma missão.

Outro fator importante do longa é não copiar a série da década de 1960. Claro que os principais elementos do programa, como a famosa trilha sonora de Lalo Schifrin estão presentes, mas ao longo de aproximadamente 110 minutos vemos algo diferente, com uma trama mais apropriada para os anos 90 e personagens novos. Única exceção é Jim Phelps (John Voight), que está no longa mas sem as mesmas características do seriado.

Décadas depois da chegada do primeiro filme, a franquia “Missão Impossível” é uma das mais importantes do cinema e vive ótimo momento na telona. “Nação Secreta”, o quinto da série, foi um sucesso de público e crítica em 2015. Tudo por causa do filme 1996, afinal de contas, ele mostra o melhor caminho para Ethan Hunt acabar com as grandes ameaças e também virar ícone de Hollywood.

Sinopse: Em uma missão de rotina em Praga, na República Tcheca, Ethan Hunt e sua equipe de agentes caem numa emboscada. Ele descobre que apenas uma outra colega sobreviveu. Ao ser acusado de ser o traidor que falhou na missão, Hunt foge e tenta provar sua inocência.

Fotos do filme:

Cena de Missão Impossível

Cena de Missão Impossível

Cena de Missão Impossível

Cena de Missão Impossível, de 1996

Cena de Missão Impossível, de 1996

Cena de Missão Impossível, de 1996

Por Pedro Tritto – Colunista CFNotícias