Crítica: Magnatas do Crime


Matthew McConaughey, Hugh Grant, Charlie Hunnam e Colin Farrell. Sim, Guy Ritchie reuniu todos esses nomes em sua nova produção “Magnatas do crime” (The Gentlemen).

A narrativa é inicialmente sobre um esquema bilionário de tráfico de drogas e como a tentativa de aposentadoria de Mickey Pearson (Matthew McConaughey) gera uma guerra silenciosa entre o comércio de entorpecentes local, e coloca a cabeça de Mickey a prêmio.

O longa tem mesmo um tom de crônica, pois somos conduzidos pela estória por meio dos relatos de Fletcher (Hugh Grant), um detetive particular, tão competente quanto sem escrúpulos, que foi contratado por um grande veículo de comunicação para “arruinar” Mickey e seus negócios.

“Magnatas do Crime” possui diversos elementos, o roteiro que também é de Ritchie, é cheio de pequenos detalhes. Em determinados momentos ficamos com a impressão de que estamos assistindo a histórias paralelas ao filme, todas as particularidades minuciosamente explicadas.

Cada personagem é um universo: Rosalind (Michelle Dockery), com toda sua elegância e sua oficina apenas para mulheres. Treinador (Colin Farrell), extremamente leal a seus princípios e a sua academia de artes marciais, responsável por colocar jovens na linha. Ray (Charlie Hunnam), sua inteligência aguçada, a lealdade a Mickey e uma mania de limpeza extrema.

A obra traz para ficção toda tecnologia implantada no cultivo de cannabis, e retrata os magnatas, como pessoas muito além do negócio ilegal que mantêm. Mickey é o marido perfeito, um homem elegante e caridoso e extremamente inteligente, muito apegado a ética e aos bons costumes. Contudo, capaz de agir de maneira fria para defender seus negócios e, acima de tudo, proteger sua esposa.

Guy Ritchie soube dosar muito bem ação, mistério e os alívios cômicos – em alguns momentos era como se estivéssemos vendo alguma adaptação de contos detetives como os de Agatha Christie. Vale lembra que o diretor foi o responsável pelo Sherlock Holmes interpretado Robert Downey Jr. Caso você tenha um olhar mais apurado, talvez encontre semelhança nos personagens.

Há muitos acertos em “Magnatas do Crime”: um elenco competente, um mundo de personagens interessantes, uma narrativa no mínimo interessante, reviravoltas instigantes. Uma ótima opção!

por Carla Mendes – especial para CFNotícias

*Título assistido via streaming, a convite da Paris Filmes.