Crítica: Cidades de Papel


cidadedepapelMais um livro de John Green sendo adaptado para o cinema, o autor tem uma linguagem  que tende a fazer sucesso entre os jovens. E a maioria gosta de ver concretizado nas telonas o que havia imaginado enquanto lia. O filme de Cidades de Papel não deixa a desejar para quem gostou do livro.

O roteiro conta a história de Quentin Jacobsen ( Nat Wolff) um adolescente que vive seus últimos dias no colégio, ele é apaixonado por Margo ( Cara Delevingne) sua vizinha que é um verdadeiro mistério.

Margo e Quentin eram amigos quando crianças, mas o tempo passou e eles acabaram se afastando, ela virou a garota super popular e ele o garoto tímido e inteligente. Porém, durante uma noite a jovem entra pela janela dele e o chama para uma aventura com algumas missões. (Algumas estão no livro, mas são tiradas do filme e tecnicamente não fazem diferença ao roteiro). Essa noite é fantástica para Quentin, ele não vê a hora de ver Margo novamente, mas a menina desaparece no dia seguinte.

A trama se desenrola com Quentin tentando descobrir onde está Margo, seus amigos o ajudam na busca e até uma amiga da garota entra na jogada. O longa acrescentou sequências muito bem sacadas que não haviam no livro, há algumas cenas mais cômicas e também é tirado alguns detalhes que deixam a obra literária extensa.

Os personagens são muito bem feitos, não perdem em nada a essência do livro, pelo contrário, ganham exatamente a vida que os leitores imaginam. A complexidade de Margo, a confusão de Quentin, a inteligência de Radar ( Justice Smith) , a jovialidade de Ben ( Austin Abrams), e acima de tudo,  a relação que os personagens possuem uns com os outros.

Há algumas diferenças entre o livro e o filme, sempre há, mas  em Cidades de Papel essas mudanças no roteiro não afetam a mensagem principal do enredo. O que é bem legal nessa trama é que ela tem algo a dizer, uma reflexão a deixar, não só para os adolescentes, mas também para alguns adultos.

Cidades de Papel é engraçado, divertido, fala sobre amizade, sobre a vida, tem drama é bem executado, possuí uma fotografia linda e vale a pena conferir.

por Tatiane Teixeira – especial para CFNotícias