Como dizer adeus: uma jornada sensível pelo luto na infância


A infância é uma fase mágica para criar lembranças afetivas e compartilhar momentos com as pessoas que se ama. Mas quando um ente querido morre, como compreender o sentimento de perda?

No livro Eu queria poder te dizer, o escritor canadense Jean-François Sénéchal e a ilustradora japonesa Chiaki Okada apresentam uma narrativa poética, com desenhos delicados, sobre o tema do luto na infância para que as crianças aprendam a lidar com a tristeza, a solidão e a saudade.

Neste lançamento da VR Editora, o pequeno leitor acompanha a jornada emocional de uma raposinha que recebe a triste notícia da morte de sua amada avó.

Deprimido com o acontecimento, ele encontra consolo nas recordações felizes que viveram juntos, nos lugares que frequentavam, e expressa os próprios sentimentos conflitantes ao escrever uma carta sincera de despedida.

Procurei por você em todos os lugares.

Em todos aqueles que só você e eu conhecíamos.

Não consegui te encontrar em lugar nenhum.

[…]

Hoje estou escrevendo para você.

Sei que você nunca vai ler minha carta.

Mas estou escrevendo mesmo assim.

Eu queria poder te dizer…

Eu te amo.

E adeus.

(Eu queria poder te dizer, p. 14 e 19)

Por meio das ilustrações acolhedoras de Okada e da escrita sensível de Sénéchal, o autor e a artista gráfica ensinam às crianças a expressar as emoções. Afinal, é preciso saber trabalhar com os momentos de tristeza de forma leve e gentil, seja ao criar desenhos que expressem a angústia, pela escrita, ou em conversas com os adultos.

Mais do que uma história infantil que ensina sobre ressignificar perdas, Eu queria poder te dizer é uma lição de que as pessoas que passam pela vida de cada um nunca os deixam de verdade. Elas sempre estarão vivas na memória e no coração.

Ao seguir a trajetória da raposa, os leitores vão aprender sobre aceitação e a descobrir maneiras saudáveis de lidar com a melancolia, o que torna a leitura acolhedora para todas as idades.

Créditos da imagem em destaque: Divulgação / VR Editora.

Ficha Técnica:

Título: Eu queria poder te dizer

Título original: Je voudrais te dire

Autor: Jean-François Sénéchal

Ilustradora: Chiaki Okada

Editora: VR Editora

Número de páginas: 38

ISBN: 978-85-507-0481-4

Edição/ano: 1ª ed. / 2024

Gênero: Literatura infantil

Formato: capa dura – 21,5 x 29,5 cm

Preço: R$ 69,90

Onde encontrar: Amazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil

da Redação CFNotícias