Assistimos à peça “A Última Sessão de Freud”
Baseado na conceituado livro de Dr. Armand M.Nicholi Jr, “Deus em Questão”, “A Última Sessão de Freud” é uma instigante peça teatral, que conta com direção de Elias Andreato, e se baseia no texto premiado de Mark St. Germain.
A peça retrata um encontro fictício entre o pai da psicanálise Sigmund Freud, interpretado por Odilon Wagner e o famoso escritor, professor e crítico literário C. S. Lewis, interpretado por Claudio Fontana.
A obra se passa em uma réplica, incrivelmente bem produzida, do escritório de Freud na Inglaterra, durante o início da Segunda Guerra Mundial, que é um ótimo pano de fundo para o encontro e debate desses dois intelectuais que foram tão importantes para o século XX.
Com um texto ágil e bem humorado, o diálogo entre Freud, um ateu convicto, e C. S. Lewis, um recém-convertido ao cristianismo, percorre por temas importantes como a existência (ou não existência) de Deus, a natureza humana, a razão da vida. O debate é fácil de acompanhar sem deixar de lado a complexidade dos temas.
Com ótimas atuações, cada um dos personagens apresenta seus argumentos, claros e bem fundamentados, sobre os temas, enquanto temos pinceladas sobre a vida pessoal de cada um, ao mesmo tempo que vemos os seus temores em relação ao início de uma nova grande guerra.
Os dois atores conseguem dar uma boa dinâmica ao texto que acerta em não colocar, nem Freud, nem Lewis, como vencedor do embate intelectual. Pelo contrário, depois de apresentar as visões de cada um, a peça deixa o debate em aberto e proporciona ao espectador a possibilidade de que ele próprio tome suas decisões sobre os assuntos, plantando uma semente de curiosidade sobre os trabalhos de cada um dos autores apresentados.
“A Última Sessão de Freud” segue em cartaz no Teatro Vivo, até 26 de junho, às sextas-feiras, às 20h; aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 18h.
Crédito das fotos: João Caldas Filho.
por Isabella Mendes – especial para CFNotícias
*Espetáculo assistido no Teatro Vivo, a convite da Pombo Correio Assessoria de Comunicação.