AMPARA Animal convida população a participar de desafio mundial e fotografar a natureza


Você já parou para observar a natureza ao seu redor, em um parque da cidade, por exemplo? É conhecido entre os amigos como aquele que adora uma selfie em meio as plantas? Se sim, essa missão é para você. De 29 de abril a 02 de maio, cidades brasileiras participam do Desafio da Natureza Urbana e a AMPARA Animal é uma das realizadoras dessa competição, super saudável, aqui no país.

Com escala mundial, o desafio estimula a prática da observação. No Brasil, a instituição que mais ajuda animais no país estará presente em ações na capital paulista e em Poconé (MT), onde a ONG atua na proteção da vida selvagem e terá o apoio do SESC Pantanal.

As expedições para registrar a biodiversidade de Sampa serão feitas em parceria com ONGs e a prefeitura de São Paulo e acontecerão em diferentes regiões da cidade, como no Horto Florestal, Parque Barragem da Guarapiranga (necessária inscrição), Parque do Carmo, Parque da Aclimação e Parque Chácara do Jockey. Biólogos e observadores da natureza parceiros da AMPARA estarão a postos para orientar sobre como fazer uma bioblitz completa.

“Estaremos nos parques ajudando as pessoas a encontrarem e identificarem a biodiversidade existente neles”, explica o biólogo e gerente de pesquisa da AMPARA Silvestre, Maurício Forlani.

Para participar, basta ir até os locais ou realizar uma bioblitz por conta própria, buscando espaços que proporcionem o contato com a natureza. A ideia é que, pelo aplicativo iNaturalist, sejam arquivados os registros do máximo de animais e plantas que encontrar, ou pelo eBird (exclusivo para aves).

Criado em 2016 nos Estados Unidos, o Desafio da Natureza Urbana (City Nature Challenge – CNC) é um evento global com foco em trazer a natureza para perto do cidadão. Para isso, motiva pessoas de todo o mundo a encontrarem e documentarem a vida selvagem em suas cidades e essa bioblitz global resulta em uma competição colaborativa com um objetivo comum: reunir o máximo de pessoas em volta da vida selvagem das cidades e documentar o maior número de espécies.

Na edição do ano passado, 44 países se uniram no desafio, resultando em mais de 1 milhão de observações feitas e 45 mil espécies registradas. Além das ações em contato com a natureza, o Desafio da Natureza Urbana deste ano também conta com uma programação diária de workshops, entre os dias 25 e 28 de abril, com o tema “Ampliando o olhar para a biodiversidade”. As palestras estão disponíveis no YouTube.

Saiba mais: www.amparanimal.org.br/desafio-da-natureza-urbana

da Redação