Abertura da 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo


A 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo começou com o pé direito. Com muita diversidade e uma organização exemplar, pudemos conferir em primeira mão o dia de abertura do maior evento literário do país. De 03 a 12 de Agosto o público terá a oportunidade em conhecer os principais lançamentos das editoras brasileiras e internacionais.

É importante ressaltar que nesta edição os organizadores e expositores acertaram em cheio na questão do preço. Há descontos para todos os gostos e bolsos, inclusive estandes com preços que variam de R$ 5 a R$ 20 reais por livro. Algo que nunca vi ser feito antes do último dia de uma Bienal, quando acontece o que seria o famoso “saldão”.

Assim foi possibilitada ao público a chance de encontrar obras de todas as ramificações literárias por preços mais do que especiais. Aconselho a irem ao evento com mochila ou mala de viagem para poderem carregar todos os livros comprados, especialmente para aqueles que adoram (assim como eu) de renovar sua biblioteca particular.

Chegar cedo também é essencial para que possam ver todos os estandes e atrações que estão liberadas para fotografar. Temos desde o hilário e heroico “Capitão Cueca”, à maleta mágica com um “Pelúcio” de “Animais Fantásticos e onde Habitam”; uma maravilhosa cadeira de leitura sob uma miríade de livros suspensos no ar, a toca de um “Hobbit” (com direito a orelhas personalizadas). Para o final da semana, a previsão é de que vários cosplayers também circulem pelo local.

Os autores são outra atração à parte. Pude acompanhar uma das várias participações programadas de  Mauricio de Sousa da “Turma da Mônica”, na qual anunciou a ratificação do Guinnes World Records para o Maior Gibi do Mundo (uma publicação especial da Panini, com a temática de seus famosos personagens). Mas é importante se informar nos estandes para confirmar os horário e quantidade de senhas para autógrafos.

A tecnologia também está presente com lançamentos em leitores e livros digitais e salas de aprendizagem de empresas como a Microsoft para o ensino a distância.

Os funcionários do evento e promotores dos estandes são extremamente simpáticos, atenciosos e profissionais. Sempre dispostos a nos ajudar e prestar qualquer tipo de informação.

Prepare seu melhor tênis ou sapato mais confortável, coloque sua mochila nas costas e faça a maior aventura literária de sua vida. Conheça o mundo mágico das palavras impressas em nossas mentes e corações.

Crédito das fotos: Angela Debellis.

por Clóvis Furlanetto – Editor Literário