Crítica: Segredos de um Escândalo


Um longa de drama e suspense que trabalha um tema pesado, estrelado pelas grandes Natalie Portman e Julianne Moore e com mais de 20 indicações em diferentes prêmios realmente chama a atenção.

Em “Segredos de um Escândalo” (May December), Natalie dá vida à atriz Elizabeth que vai em busca da família que inspirou o novo filme em que irá trabalhar, a fim de compreender a mente de Gracie (Julianne Moore) – personagem que interpretará , e que é famosa por ter traído o marido com Joe (Charles Melton), um rapaz de 13 anos.

Assistir a um filme assim sempre me dá medo se irão romantizar uma situação criminosa ou criarão tantos exageros que deixarão tudo inverossímil. Porém, pelo contrário, aqui temos um mergulho na vida e nos testemunhos dos vizinhos e familiares, ajudando a entender as condições em que tudo aconteceu, uma situação bem delicada, pois se passaram muitos anos, e o casal já tem filhos que irão para a universidade.

Histórias que divergem, detalhes das ações dos personagens e de como cada um foi afetado com o ocorrido são investigados pela atriz, inclusive, chegando ao limbo de até onde é ético entrar em determinadas intimidades, a ponto de realmente parte da psique e mesmo da aparência de Elizabeth ficam perigosamente cada vez mais próximos das de Gracie. Um verdadeiro show de atuação de Natalie e Julianne, que estão excelentes nos seus papéis.

Não é detalhado no texto, nem é necessário, mas o que Elizabeth faz é conhecido no mundo da atuação como “o método”. A ideia é o ator fazer um treinamento específico para aproximar sua mente daquela que o personagem possui, inclusive em nível subconsciente. Uma prática trazida da Rússia para os Estados Unidos, no começo do século 20 e usada por vários artistas.

Está longe de ser a única linha tradicional de atuar, mas acaba aparecendo de vez em quando na mídia, por certos exageros que alguns atores cometem no set de filmagens, e que não são parte em si do método, mas escolhas pessoais de artistas egocêntricos.

Esse mergulha no entendimento das nuances da vida de Gracie e vai mostrando gradativamente os aspectos sombrios de alguém que tenta vender a imagem de uma família perfeita.

Além disso, a presença da atriz e sua investigação acabam estimulando reflexões nos analisados, começando a afetar a dinâmica familiar, nos fazendo pensar o quanto é importante termos visões de fora, para entendermos o quanto podemos estar normalizando relações perturbadoras.

Dirigido por Toddy Haynes, “Segredos de um Escândalo” é recomendado para fãs de suspense e drama. Só relembrando que o roteiro de Samy Burch e Alex Mechanik trata de um tema pesado, que pode afetar algumas pessoas mais sensíveis.

por Luiz Cecanecchia – especial para CFNotícias

*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Diamond Films.