Crítica: O Lado Engraçado da Vida


Em “O Lado Engraçado da Vida” (International Falls), premiado filme que mistura drama e comédia, acompanhamos o inusitado encontro de Dee Williamson (Rachael Harris), uma mulher casada e com duas filhas que vive em uma pequena cidade fria, próxima ao Canadá, e Tim Fletcher (Rob Huebel), um comediante em turnê, recém-chegado à cidade, para uma apresentação de stand up no hotel em que Dee trabalha como recepcionista.

Dee sonha em se tornar comediante, e descobrir a traição de seu marido faz com pense ainda mais sobre os caminhos que sua trajetória tomou, enquanto Tim – que tem a vida com a qual Dee sempre sonhou – está cansado da rotina de comediante, e parece apenas querer viver perto de seu filho. Querendo coisas opostas, e infelizes com suas próprias histórias, eles acabam formando uma forte e improvável amizade.

Com um ritmo lento e focado em diálogos entre a dupla de protagonistas, o ponto forte do filme é a boa interação entre os personagens principais, e as boas atuações de Rob Huebel e Rachael Harris. A atriz interpreta muito bem uma mulher que leva uma vida entediada e infeliz, e que a partir da traição do marido fica confusa entre manter uma falsa normalidade ou seguir seu sonho e mudar drasticamente. Amber McGinnis dirige o filme de uma forma singela e despretensiosa e, mesmo ao seguir por um caminho inesperado, consegue manter um tom otimista e esperançoso.

Estreando na plataforma de streaming Cinema Virtual, “O Lado Engraçado da Vida” trata com leveza de temas complicados, mas sem tentar diminuí-los, conseguindo ser comovente e engraçado ao mesmo tempo.

Também traz uma reflexão sobre a rotina dos comediantes além dos palcos de stand up, e questões importantes sobre saúde mental. A produção mostra como pode haver sensibilidade e tristeza por trás de quem trabalha com humor, mas também como pode existir humor e amizade em momentos inesperados e inusitados de nossas histórias.

por Isabella Mendes – especial para CFNotícias

*Título assistido via streaming, a convite da Elite Filmes.