Crítica: La Quimera


Um filme para se observar. A história do longa-metragem “La Chimera” (La Chimera) é desenvolvida para ser apreciada. Não há grandes ações, e as cenas são muitas e curtas, pequenos filmes dentro do filme, com começo, meio e fim, com resolução rápida, que talvez seja o segredo para não deixar a obra monótona, e torná-la atrativa.

É uma produção que explora com talento o silêncio. Os diálogos são precisos e na medida certa.  Arthur (Josh O’Connor), personagem misterioso e complexo, tem um dom especial para descoberta de peças de grande valor histórico, principalmente dos povos etruscos, em áreas de antigos cemitérios abandonados, na região central da Itália. Trabalha com um grupo de amigos que comercializam essas peças no mercado clandestino.

O protagonista carrega uma tristeza nos olhos, e parece viver a vida sem expectativas, somente sobrevive graças à quimera que o faz respirar. Devido a uma grande perda, imagens e pensamentos o prendem a este passado, que o condena a viver infeliz.

Através de Flora (Isabella Rossellini), sua ex-sogra, e de uma maneira inusitada, conhece a estrangeira Italia (personagem da brasileiríssima Carol Duarte), que ao cruzar seu caminho, consegue pôr um pouco de sol em sua vida.

Depressivo, louco, paranormal ou sonhador? Assim Arthur é visto em sua vida paralela, paralela ao tempo do mundo, ao tempo das coisas, ao tempo da vida. Talvez ele seja tudo isso, ou nada disso, talvez seja apenas uma pessoa politicamente incorreta, que perdeu os encantos da vida, que é movido apenas pelo seu talento, e pelo poder da quimera que o invade e domina, que o faz viver do jeito que dá, do jeito que pode.

Outro aspecto interessante é poder conhecer uma outra Itália, longe da ostentação dos grandes centros e cidades históricas. O filme se passa no interior, nos mostrando um lado decadente e pobre da Itália dos anos de 1980. Um cenário pouco percebido por turistas deslumbrados.

“La Chimera”, da diretora e roteirista Alice Rohrwacher, é simples e belo, quase um poema.

por Carlos Marroco – especial para CFNotícias

*Título assistido em Cabine de Imprensa Virtual promovida pela Mostra Internacional de Cinema.