A história de “A Perseguição” (Six Jours) começa há seis dias da prescrição de um crime desacreditado de solução. O detetive Malik Rezgui (Sami Bouajila), se vê pressionado pelo tempo e por Anna Voutyras (Julie Gayet), uma mulher há anos dilacerada pela dor. A pergunta é: o que uma mãe é capaz de fazer para conseguir justiçar e vingar a morte de uma filha?
O roteiro é fantástico! Há tempo não se via uma história policial tão original. Uma trama intrincada, cheia de vieses. Um desfecho de lavar a alma. Este filme é mais interessante do que os próprios criadores poderiam acreditar. Não temos grandes interpretações, nem uma carga dramática muito elevada, mas parece ter sido a opção da direção, para que se pareça mais natural e cotidiano.
A passagem de tempo, dia a dia, traz a sensação de tensão. Pensamos que não vai dar certo, que o crime será prescrito. Sofremos juntos e odiamos as autoridades desacreditadas que complicam e atrapalham ainda mais a esperança de elucidar o crime.

Malik tem um anseio moral ligado Anna, um compromisso de honra. A mulher vai até às últimas consequências para se sentir justiçada. Os motivos que fazem essas histórias se complementarem estão ligados à repetição do crime anos depois, nos traços planejados e perfeitos.
Os momentos de ação e suspense são sequências que causam muita fixação na tela, são interessantíssimos, mas pena não serem mais explorados que os de drama choroso.

É muito fácil para o crítico na frente da tela dirigir e reescrever o roteiro do filme dos outros. Onde está o gabarito para se decidir o padrão do certo e do errado, se não o próprio julgamento da pessoa?
Com roteiro e direção de Juan Carlos Medina, e, apesar da escolha do título comercial brasileiro – que parece dizer menos do que poderia significar o título traduzido ao pé dá letra, “Seis Dias” – a obra merece muitos aplausos.
Chegando com exclusividade ao serviço de streaming Adrenalina Pura, “A Perseguição” é um longa surpreendente. Não se espera tanto ao sentar para assistir, mas ele é de grande valor.
por Carlos Marroco – especial para CFNotícias