O Canal Brasil abre espaço em sua grade para uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado, que faleceu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos.
Neste sábado (24), às 15h30, e no domingo (25), às 13h30, será exibido o episódio do programa “Sangue Latino”, gravado em 2013, no qual Salgado conversa com o jornalista Eric Nepomuceno sobre sua trajetória, suas obras e sua relação com a fotografia – paixão que guiou sua vida e que considerava uma linguagem universal.
Considerado um dos maiores fotógrafos contemporâneos, o mineiro Sebastião Salgado construiu uma carreira marcada por seu olhar humanista, suas imagens em preto e branco e seu compromisso com causas sociais, ambientais e humanitárias.
Seu trabalho marcou o fotojornalismo, levando para o centro do debate global as histórias de trabalhadores rurais, refugiados, povos originários e comunidades em situação de vulnerabilidade.
Com lentes que deram origem a projetos icônicos como “Trabalhadores”, “Êxodos” e “Gênesis”, Salgado também deixou um legado na preservação ambiental, à frente do Instituto Terra — fundado ao lado da esposa, Lélia Wanick Salgado —, referência na recuperação da Mata Atlântica.
Crédito da imagem em destaque: Divulgação.
Serviço:
Sangue Latino – Sebastião Salgado
24/05, às 15h30; 25/05, às 13h30
Apresentação: Eric Nepomuceno
da Redação CFNotícias