Pela primeira vez na Bienal do Livro, FamilySearch ligará passado e presente por meio do livro pessoal da história familiar
Toda família tem uma história, registrada ao longo dos anos em documentos públicos como certidões de nascimento, casamento e óbito, cartões de imigração, livros genealógicos, acervos familiares, fotografias e a memória de patriarcas e matriarcas. Muitas pessoas desconhecem sua história familiar, mas essa realidade pode mudar durante a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O FamilySearch participará do maior evento editorial do país levando consigo sua tradição em promover de forma gratuita o acesso a registros históricos no site familysearch.org/pt.
Em um estande de mais de 180m², ao lado da praça de alimentação no ExpoCenter Norte, entre os dias 02 e 10 de julho, o FamilySearch apresentará uma variedade de recursos e experiências de descobertas que possibilitarão aos visitantes da 26ª Bienal do Livro avançarem em suas respectivas genealogias e histórias da família, para si e futuras gerações, construindo assim um livro pessoal e virtual de sua própria história familiar.
Participações especiais, como a dos jornalistas globais Ilze Scamparini e Ernesto Paglia, juntamente com outros convidados debaterão assuntos como o papel do turismo para ampliação do conhecimento ancestral, além de um olhar sobre a Itália sob a ótica de seus descendentes.
Esta é a primeira vez que o FamilySearch participará da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o maior palco de encontro das principais editoras. Este ano, a Bienal do Livro presta homenagem a Portugal e o FamilySearch preparou um conteúdo especial sobre a história migratória portuguesa. Processos de cidadania, acesso a acervos lusitanos e a origem de sobrenomes fazem parte das atrações e temas das palestras do estande do FamilySearch.
Atrações dinâmicas no estande do FamilySearch
Para ajudar os visitantes a acessarem suas árvores genealógicas, criarem uma conta gratuita e terem acesso a documentos e arquivos históricos, os consultores do FamilySearch estarão espalhados por todo o estande. Computadores e impressoras estarão disponíveis para pesquisa de documentos, montagem e impressão de árvores genealógica, inclusive em versões artísticas, tudo gratuitamente.
Uma área kids foi construída para garantir uma experiência familiar também para os pequenos frequentadores da Bienal. Sob uma árvore colorida, as crianças poderão se divertir em um ambiente lúdico, que envolve desenho, pintura e muita contação de história. A Vovó Lela fará apresentações, contando histórias curiosas de seus ancestrais, mostrando o valor do conhecimento da origem familiar. Em todo período monitores cuidarão do espaço kids, o que permitirá com que pais e responsáveis possam desfrutar das demais experiências do estande sem preocupação.
Experiência é uma palavra-chave no estande do FamilySearch na Bienal. Ao inserir o sobrenome no sistema do FamilySearch, as pessoas poderão descobrir seu significado, origem e outras pistas sobre quem elas são, aprendendo assim sobre seu próprio legado. Caso o visitante deseje saber mais sobre algum antepassado específico, a superbusca possibilitará encontrar documentos associados ao familiar, inclusive com fotografias antigas (no caso de cartões de imigração).
Orientações sobre obtenção de cidadanias portuguesa e italiana também serão apresentadas pela equipe de consultores do FamilySearch. Palestras sobre história, cultura, legislação e processos de pesquisa fazem parte dos pontos que serão abordados no auditório do estande.
Programação do auditório
Abaixo, a lista do que ainda é possível conferir nos dias restantes do evento:
Dia 08 de julho, sexta-feira
11h – Virginio Mantesso: Imigrantes Italianos e os registros disponíveis no FamilySearch
14h – Larissa Siqueira Penna: Testes genealógicos de DNA e genética
16h – Adriano Almeida: Experiências de Descobertas e Atividades
18h – Tim Goates (EUA): Ajudando uns aos outros a encontrar nossas famílias
19h – Nancy Ramos (Guatemala): Por que minha História da Família é tão importante?
20h – Diego Mezzogiorno, Ernesto Paglia, Darius Emrani e Andrea Taddei (Itália): Made in Italy e o papel histórico dos descendentes italianos no mundo
Dia 09 de julho, sábado
11h – Virginio Mantesso: Vá além da genealogia, faça sua História de Família
14h – Lluvia Concha (México): Como encontrar dicas de pesquisa no Youtube e blogs
16h – Diego Mezzogiorno e Ilze Scamparini: O turismo de retorno: A Itália que olha agora para seus descendentes
18h – Fabio Oliveira: Dupla cidadania portuguesa – quem tem direito?
19h – Edgar Gomez (México): Usando avanços tecnológicos na História da Família
20h – Salete Mendez: Dicas de pesquisa no FamilySearch e Internet
Dia 10 de julho, domingo
11h – Virginio Mantesso: Imigrantes Italianos e os registros disponíveis no FamilySearch
14h – Virginio Mantesso: Vá além da genealogia, faça sua História de Família
16h – Adriano Almeida: Experiências de Descobertas e Atividades
18h – Maria Tolentino: Dicas para dar início ao processo de dupla cidadania italiana
19h – Mario Silva: O FamilySearch na preservação de registros genealógicos do Brasil
20h – Marcelo Gayger Amaro: Tudo o que você sempre quis saber sobre o FamilySearch e nunca teve para quem perguntar
Localização do estande do FamilySearch
Crédito da foto em destaque: Clóvis Furlanetto.
da Redação CFNotícias