Fomos à abertura da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo


Entre os dias 02 e 10 de Julho no Expo Center Norte ocorre a 26ª Bienal do Livro Internacional de São Paulo que reúne em um único espaço editoras, livrarias, distribuidoras e o grande público leitor do país para um encontro entre o desejo e a possibilidade de adquirir títulos literários de gêneros distintos e maravilhosos.

Um lugar onde o romance, a ação, o drama, o policial, a filosofia, a fantasia e demais visões de mundo e universos reais e ficcionais se juntam para possibilitar aos leitores veteranos e iniciantes a chance de conhecer suas histórias.

Após quatro anos em suspenso, o evento volta com força total em sua edição presencial. Estivemos presentes em sua abertura para constatar que o povo brasileiro deseja ler e que, quando possui a chance de encontrar seus objetos literários de desejo com preços mais acessíveis (e com seus autores e autoras para palestras e sessões de autógrafos), agarra a oportunidade com unhas e dentes para aproveitar ao máximo a oportunidade.

 

São 65 mil metros quadrados de área com 185 expositores, 1300 horas de programação cultural, 500 atrações diferentes, 300 autores nacionais e internacionais e uma estimativa de 600 mil pessoas que visitarão o evento.

Ao que tudo indica, será uma Bienal inesquecível, fazendo toda a espera valer a pena. Entre a enorme variedade do que é oferecido em sua programação, entre alguns preços pouco atrativos, também há diversas editoras e livrarias já começam o evento com promoções que cabem em todos os bolsos, com destaque àquelas que promovem a venda de livros a preços bem populares, com os mais variados títulos e autores à disposição do leitor.

Em alguns estandes também há cenários, nos quais você poderá se sentir na história do livro e até mesmo tirar sua foto como um personagem da história (alguns meets & greets acontecerão durante a edição). Claro, que encontramos filas – ainda mais porque essa edição começou em pleno sábado – mas não chegaram a ser um problema. Mas é necessário ter paciência, pois, o grande volume de pessoas circulando e aguardando a vez em uma fila ou outra, poderá reduzir seu tempo para conhecer todo o espaço.

No geral, a organização está de parabéns. Caso necessite de auxílio de algum funcionário da Bienal, é possível encontrar alguém da equipe com facilidade. Todos os que nos orientaram durante nossa visita foram extremamente profissionais e atenciosos em tentar resolver e sanar dúvidas.

Aproveite e vá conhecer um dos maiores eventos literários do país e do mundo e mergulhe nos vários universos fantásticos que estão ao alcance de suas mãos na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Créditos das fotos: Clóvis Furlanetto e Angela Debellis.

por Clóvis Furlanetto – Editor