Indicado a 13 categorias no Oscar, “Oppenheimer” reestreia nos cinemas brasileiros


Recorde de indicações na 96ª edição do Oscar, com 13 indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor para Christopher Nolan, e Melhor Ator e Ator Coadjuvante para Cillian Murphy e Robert Downey Jr., respectivamente, “Oppenheimer” retorna amanhã, 25 de janeiro, às salas de cinemas do Brasil. Em sua trajetória na temporada de premiações, a produção já conquistou cinco Globos de Ouro e oito categorias no Critics’ Choice Awards.

Baseado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, o longa narra a vida e o legado de J. Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica: “Eu queria conduzir o público aos meandros da mente e da experiência de uma pessoa que estava no centro absoluto de todos os principais impactos da história. Querendo ou não, Oppenheimer é a pessoa mais importante que já viveu. Ele esculpiu o mundo em que vivemos, para o bem ou para o mal, e sua história precisa ser vista para que se acredite nela”, afirma o diretor Christopher Nolan.

Mais informações referentes ao novo circuito do filme podem ser consultadas diretamente nos cinemas de cada cidade.

Sobre o filme

Escrito e dirigido por Christopher Nolan, “Oppenheimer” é um thriller épico filmado em IMAX que leva o público ao cerne do pulsante paradoxo vivido pelo enigmático homem que deve arriscar destruir o mundo para tentar salvá-lo.

O longa é estrelado por Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer e Emily Blunt como sua esposa, a bióloga e botânica Katherine “Kitty” Oppenheimer. O ator vencedor do Oscar, Matt Damon, retrata o General Leslie Groves Jr., diretor do Projeto Manhattan, e Robert Downey Jr. interpreta Lewis Strauss, um dos comissários fundadores da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos.

O elenco traz ainda Florence Pugh, indicada ao Oscar, no papel da psiquiatra Jean Tatlock; Benny Safdie como o cientista físico Edward Teller; Michael Angarano interpreta Robert Serber; e Josh Hartnett retrata o pioneiro cientista nuclear americano Ernest Lawrence.

“Oppenheimer” também é estrelado pelo vencedor do Oscar Rami Malek, e marca mais uma parceria entre Nolan e o ator, escritor e cineasta oito vezes indicado ao Oscar, Kenneth Branagh.O elenco inclui Dane DeHaan, Dylan Arnold, David Krumholtz, Alden Ehrenreich, e Matthew Modine.

O filme é baseado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer, “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer” (Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer), de Kai Bird e Martin J. Sherwin (1927-2021). Assinam a produção Emma Thomas, Charles Roven, da Atlas Entertainment, e Christopher Nolan.

“Oppenheimer” foi filmado em IMAX 65mm e 65mm em grande formato combinados, incluindo, pela primeira vez, seções de cinematografia analógica em preto e branco em IMAX.

Os títulos de Christopher Nolan, incluindo “Tenet”, “Dunkirk”, “Interstellar”, “A Origem” e a trilogia “O Cavaleiro das Trevas”, arrecadaram mais de US$ 5 bilhões nas bilheterias de todo o mundo, e conquistaram 11 prêmios Oscar e 36 indicações à estatueta dourada, incluindo duas de Melhor Filme.

da Redação CFNotícias