Crítica: Uma Chance para o Sucesso
“Uma Chance Para o Sucesso” (Ultra Low), é um meta drama que acompanha um cineasta real e seu grupo de amigos na tentativa de conseguir produzir um filme e fazer sucesso em Hollywood.
Em algo entre o documentário e o drama, acompanhamos Nicholas Gyeney (o próprio diretor e roteirista da obra), um cineasta que há anos se esforça para criar boas obras, mas sem ter êxito junto aos grandes da indústria cinematográfica.
Depois de mais um fracasso ao não ser aceito em nenhum festival, ele acaba conhecendo a experiente atriz Lauren Holly. Tal encontro surge como inesperada motivação Nicholas e sua equipe, que passam a almejar o desenvolvimento de um filme de suspense sobrenatural chamado “The Red Vision”.
Por se tratar de uma equipe real, por vezes a atuação pode deixar um pouco a desejar, assim como o enquadramento dos atores/participantes, mas, além de ser compreensível, não é nada que comprometa a experiência. A obra tem uma fotografia simples, pouco trabalhada, concedendo uma aparência de filme amador que, de certa forma, conversa bem com o tema.
Também possui uma boa dose de metalinguagem ao ser um filme sobre fazer filmes, além de um pouco de humor – que talvez fosse mais bem aproveitado caso a produção não se levasse tão a sério em alguns momentos.
Aborda temas interessantes como patrocínio, pirataria e as dificuldades de se produzir um filme em início de carreira, sem um grande estúdio por trás. Trabalha também, ainda que de forma pouco aprofundada, a relação entre o grupo de amigos durante o difícil processo de fazer o título que eles tanto sonham se tornar realidade.
Um dos pontos altos é mostrar que mesmo com o resultado não sendo o esperado, a jornada pode ser tão importante quanto o destino, e pode render bons frutos também. Persistência e resiliência, assim como boas doses de criatividade, são peças fundamentais neste meta drama.
Por seu jeito que fica entre drama e documentário amador, “Uma Chance para o Sucesso”, que estreia no Cinema Virtual, pode não ser tão interessante para o público em geral, mas certamente é um prato cheio para aqueles que amam o mundo dos filmes e gostam de fazer descobertas sobre os bastidores e processos por trás da arte de fazer cinema.
por Isabella Mendes – especial para CFNotícias
*Título assistido via streaming, a convite da Elite Filmes.