Crítica – Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1


Tom Cruise está de volta em mais um de seus papéis de sucesso como o agente especial (ou espião, se preferir) Ethan Hunt. E sim, você leu certo: o nome do filme é “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1” (Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One), ou seja, o filme não acaba neste momento e fica para uma próxima estreia a sua conclusão.

Mas, isso não é um problema, pois o que vemos é uma produção impecável, e o roteiro de Erik Jendresen e Christopher McQuarrie (que também é o diretor) não decepciona quando chegamos ao final que não termina (ficou estranha essa frase, mas eu gostei).

Vamos à trama: como em todo capítulo da franquia “Missão Impossível”, Ethan Hunt (Tom Cruise) recebe uma missão perigosa, que pode custar sua vida e de sua equipe de IMF, formada por Benji Dunn (Simon Pegg), Ving Rhames (Luther Stickell) e Ilsa Faust (Rebecca Ferguson).

Mas, o que esse grupo não contava, é que dessa vez vai encarar um de seus maiores desafios, pois enfrentarão um inimigo, astuto, inteligente e sem emoção, que fará de tudo para impedir o sucesso da missão que tem tudo para ser, de fato, impossível.

Eles terão a ajuda de uma nova personagem interpretada por Hayley Atwel, conhecida por Grace – uma ladra cheia de charme e malícia que fará Hunt, literalmente, pular de um penhasco.

Tom Cruise e suas produções têm entregado ao público o que era esperado há muitos anos: filmes de ação de verdade, sem muito falatório, com proezas incríveis e com perseguições impossíveis.

As piadas são na medida certa e não há exageros de um humor forçado e fora de hora, o que é um alívio em tempos no qual alguns setores do cinema acham que o público precisa rir a todo instante, mesmo no meio de cenas de ação.

O que temos de melhor em tela é mesmo a dedicação de Tom Cruise, muito debatida durante as filmagens das produções que participa. O ator realiza a maior parte de suas cenas de ação sem dublê e com um profissionalismo incrível, o que acrescenta muita veracidade ao que vemos em tela e contribui para a empolgação da audiência que quer conferir tudo isso no cinema.

“Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1” é o filme certo, na medida certa e para o público adequado e vai levar a adrenalina do espectador às alturas e abaixo do nível do mar. Por isso vá preparado para encontrar a ação em toda a extensão do seu significado.

Este texto não se autodestruirá em cinco segundos, mas a sua diversão sim, caso não vá ao cinema o mais rápido possível para viver essa experiência maravilhosa.

por Clóvis Furlanetto – Editor Impossível

*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Paramount Pictures.