
Crítica: Licença para Enlouquecer
Roteiro leve. Uma forma descontraída de falar da rotina inesperada que veio com a pandemia da COVID 19 e o lockdown. Hábitos que vistos hoje em dia nos parecem patéticos, mas que na época eram extremamente necessários, como por exemplo, fazer todo mundo tomar banho ao chegar da rua, álcool gel em tudo, as neuras e paranoias, o uso ou desuso de máscaras.
“Licença para Enlouquecer” segue, num primeiro momento, com um grupo de três de amigas, durante a presença estabelecida da pandemia, que por força do destino, ou não, passam a viver dentro de um pequeno apartamento em 2020, no início assustador do ataque do vírus da COVID.
Passado algum tempo, a história precisa se desgarrar das máscaras e do álcool gel, para seguir livre dessas obrigações formais morais, que na época nos regulava. É quando outra amiga, Bia (Thaíssa Carvalho), que aparece no início do filme, vem resgatar Sara, Lia e Leia (Mônica Carvalho, Danielle Winits e Michele Muniz), com uma proposta de trabalho um tanto inusitada.
Então, após alguns meses enclausuradas, as amigas aceitam o convite para irem se refugiar da pandemia, e “trabalhar”, numa pousada em Maragogi, em Alagoas. A praia passa a ser a grande estrela do filme, por suas paisagens deslumbrantes, onde o elenco de estrelas – que ainda inclui nomes como Nelson Freitas, Henri Castelli e Luiza Tomé – não se ofusca, e nem se importa em dividir o estrelato. A fotografia impressiona.
Um detalhe bem interessante está na personagem de Nelson Freitas, o síndico Carlos. Ver o ator tentando fazer um papel sério é mais engraçado do que vê-lo numa personagem escrachada.
“Licença para Enlouquecer” resgata o humor simples de outros tempos. Clichês, quase extintos do humor dos dias de hoje, que (quase) todo mundo gosta, mas finge que não gosta. Vemos várias referências, num mix de humor produzido em programas de TV, e também, no cinema nacional nas últimas décadas.
Filme despretensioso, onde o único objetivo é divertir, para quem estiver aberto para isso. Apenas sorria.
por Carlos Marroco – especial para CFNotícias
*Título assistido em Cabine Virtual promovida pela Pipa Pictures e Imagem Filmes
*Crédito das fotos: Bruno Carvalho.