Começou a Brasil Game Show 2023. Vem saber como aproveitar o evento que acontece em São Paulo


Estivemos em mais uma edição da BGS – Brasil Game Show que acontece esse ano dos dias 11 a 15 de outubro e iremos contar os principais destaques do evento!

É impossível não mencionar a ausência de grandes empresas do ramo de jogos eletrônicos este ano, como por exemplo, Sony (apenas alguns consoles Playstation espalhados) e Microsoft. Claro, ambas as empresas não tiveram grandes lançamentos neste semestre, sendo até compreensível suas ausências.

Por outro lado, marcando uma ótima presença, a Nintendo trouxe um estande recheado de Switchs para que o público pudesse experimentar seus diversos jogos como o consagrado The Legend of Zelda: Tears of Kingdom, Super Smash Bros, os recentes lançamentos Pikimin e Detetive Pikachu.

Mas, claro, o que o público queria mesmo testar é o próximo lançamento da BigN: Super Mario Wonder, a mais nova aventura do bigodudo mais famoso do mundo dos vídeos games. Exclusivo e de portas fechadas, o jogo estava disponível para aqueles que entrassem em uma fila especial, onde havia alguns consoles com cenário pré-carregado para o teste.

Outro destaque fundamental no evento foi o estande da Ubisoft que trouxe diversas máquinas para testar seu novo lançamento: Assassin’s Creed Mirage, com uma jogabilidade e gráficos de tirar o fôlego, e trazendo as raízes da franquia de volta.

Próximo à Ubi era possível também testar Mortal Kombat I, novo game da Warner Bros Game, que reinicia a linha do tempo da franquia, trazendo diversos personagens clássicos em uma jogabilidade repaginada e gráficos extremamente realistas.

Há também no evento diversos lançamentos de periféricos importantes, como o anúncio de novos monitores UltraGear da LG que contam com resolução QuadHD, tempo de resposta de apenas 0,03 milissegundos e taxa de atualização de 240 Hz.

Na mesma linha, a Samsung trouxe uma atualização na sua linha de monitores Odyssey: Ark – com resolução 4K, tela curva de 55 polegadas e taxa de atualização de 165 Hz; G9 – com tela curva de 57 polegadas, resolução dual UHD e atualização de 240 Hz. Um prato cheio para aqueles que gostam bastante de jogar em telas de alta performance.

Participamos de uma Coletiva de Imprensa no pavilhão do Taiwan Excellence, onde soubemos um pouco mais sobre as novidades relacionadas a laptops, monitores, SSDs, placas de memória, gabinetes e outros itens de última geração. Reserve um tempinho para passar por lá em sua visita.

Também vale se programar para os vários Meet & Greets oferecidos em todos os dias do evento. Entre as atrações que participarão das sessões de autógrafos e fotos gratuitas, nomes icônicos como o criador do Tetris, Alexey Pajitnov, que receberá o prêmio Lifetime Achievement Award e o criador do Atari, Nolan Bushnell.

Agora, um espaço que atraiu uma grande quantidade de público, sem dúvida foi e está sendo a Game Station BGS Arcade, com diversos jogos estilo fliperama, dos clássicos até os mais recentes, com experiências únicas em cada aparelho. Claro, alguns eram pagos como o de realidade virtual em uma simulação de montanha-russa que, literalmente, se mexia para todos os lados, mas a grande maioria dos arcades está disponível gratuitamente para os visitantes.

Para encerrar estes nossos destaques, a área de jogos INDIE – empresas independentes e seus protótipos, em mais uma edição é a cereja do bolo do evento, chamando a atenção pela presença de jogos dedicados a diversas áreas como educação, lazer, família e outros. Desde pilotar uma empilhadeira até testar “novos” jogos de Atari.

Para os interessados em conferir tudo isso de pertinho, ainda há ingressos disponíveis para domingo (15). É uma oportunidade única para conhecer a BGS e ainda ter a chance de prestigiar o a Video Game Orchestra e a Sonic Symphony, que fecham o evento com quase 1 hora de música instrumental dedicando homenagens a jogos clássicos!

Crédito das fotos: Clóvis Furlanetto.

por Artur Francisco – especial para CFNotícias