Tina em live-action: peça teatral leva para os palcos a icônica personagem criada por Mauricio de Sousa e sua luta por respeito


A icônica personagem Tina e sua luta por respeito ganharão os palcos brasileiros em uma inédita peça teatral adaptada da Graphic Novel intitulada Tina – Respeito, escrita pela quadrinista Fefê Torquato e lançada em 2019.

Idealizada pela Mauricio de Sousa Produções e produzida por Mauro Sousa, filho do cartunista, a peça teatral abordará questões atuais de gênero e assédio à mulher com intuito de despertar a conscientização para a importância do exercício pleno e abrangente do respeito como fio condutor de todas as relações.

Estão previstas 26 apresentações, entre os dias 04 de outubro e 03 de novembro, com sessões às sextas-feiras – às 20h e aos sábados e domingos – às 17h e às 20h. Os ingressos estão disponíveis para venda por meio do site www.eventim.com.br e na bilheteria física do Teatro das Artes, localizado no Shopping Eldorado, em São Paulo.

Relevância: Tina é uma personagem icônica dos quadrinhos brasileiros, criada por Mauricio de Sousa em 1970. Sua figura representa a evolução da cultura jovem no Brasil ao longo das décadas.

Ela faz parte de uma juventude preocupada com o futuro, destacando seu papel na cultura e na sociedade brasileira. A adaptação para o teatro ganha nova importância ao abordar questões cotidianas do gênero feminino. Desde sua criação, Tina ultrapassou as expectativas de sua época, sendo uma jovem destemida e independente, o que inspirou muitas meninas a moldarem seus próprios destinos.

O projeto conta com a supervisão e direção geral de Mauro Sousa – que já acumula a direção de mais de 18 espetáculos da Turma da Mônica, entre os quais: Circo Turma da Mônica, sucesso de público, e o premiado infantojuvenil Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta. A direção de conteúdo é de Marina Sousa, da Mauricio de Sousa Produções. Já a direção e preparação de elenco fica a cargo de Inês Aranha com codireção de Leandro Martins.

Mauro Sousa destaca a importância do projeto como uma plataforma vital de reflexão acerca dos cenários diversos de violência e insegurança vividos diariamente pelas mulheres e como a sororidade e a mudança de posturas enraizadas dos homens, são construções necessárias para minimizar essa problemática.

“Trazer essa temática para uma adaptação teatral é uma oportunidade preciosa para jogar luz ao respeito, à sororidade e à admiração, ativados pela força que temos quando lutamos pela extinção de um mau comportamento”, declara.

Mais informações sobre a temporada serão divulgadas em breve.

da Redação CFNotícias