Terceira edição da “Bienal do Livro e da Leitura” acontece em Brasília


O deslocamento de populações e a tragédia dos refugiados, intolerância, afetividade, gênero, meio ambiente, vida urbana, as tecnologias digitais. Esses e vários outros assuntos serão temas de mesas de debate, seminários, palestras, lançamentos de livros, que contarão com a participação de 200 escritores nacionais e estrangeiros convidados, na terceira edição da “Bienal do Livro e da Leitura”, que acontece de 21 a 30 de outubro, em Brasília.

Durante os dez dias, estarão reunidos em Brasília aclamados autores e pensadores de várias nacionalidades, discutindo temas palpitantes da realidade mundial. Dentre os autores estrangeiros, além do homenageado Boaventura de Souza Santos (foto de capa), virão nomes de destaque como a cubana Teresa Cárdenas, os mexicanos Guadalupe Nettel e Jorge Volpi, o inglês Theodore Dalrymple (pseudônimo do psiquiatra e escritor Anthony Daniels), o norte-americano Glenn Greenwald (que junto com Edward Snowden, revelou ao mundo a existência de um programa de vigilância global dos Estados Unidos), o argentino Martin Caparrós, os franceses Dominique Cardon, Jean-Yves Loude e Léonora Miano, a australiana Kathryn Bonella, a portuguesa Raquel Varela, o equatoriano Alberto Acosta, dentre outros. Na curadoria, os escritores Hamilton Pereira, José Rezende e Nicolas Behr, a tradutora Lídia Luther e o diretor da Bienal, Nilson Rodrigues.

O evento fará homenagem ao pensador português Boaventura de Sousa Santos, uma referência mundial no campo da ciência social, impulsionador e um dos maiores responsáveis pela criação do Fórum Social Mundial. Outra homenageada será a poetisa Adélia Prado (foto) com sua escrita feminina, pungente, que evoca o transcendente da vida cotidiana. Ambos estarão em Brasília e participarão de encontros com a plateia.

A Bienal promoverá 100 sessões de autógrafos e lançamentos de livros, 80 sessões de contação de histórias, 40 apresentações teatrais, além de 10 shows musicais de artistas nacionais e do Distrito Federal. Entre os brasileiros estão Renato Janini, Leandro Karnal, Marica Tiburi, Viviane Mosé e Fernando Moraes.

bienal-adelia-prado

O evento que coloca a capital brasileira no mapa do ambiente literário internacional ocorrerá no Estádio Mané Garrincha, com acesso público e gratuito. Cerca de 170 expositores, desde pequenas livrarias até representantes das principais editoras do país, prometem oferecer um vasto panorama de títulos nacionais e estrangeiros, possibilitando a aquisição de livros a preços mais populares do que os praticados no mercado.

Espetáculos nas áreas de música, teatro, dança e contação de histórias oferecerão atividades para visitantes de todas as idades. Dentre os destaques, apresentações de peças protagonizadas por Jonas Bloch – ‘O delírio do verbo’, inspirado em poemas de Manoel de Barros –, Paulo Betti (com um monólogo autobiográfico) e Arnaldo Antunes, que prepara um número especialmente para o evento.

A Bienal aconteceu em 2012 e 2014. Passaram pelos corredores, auditórios e estandes do evento, em cada ano, mais de 300.000 (trezentos mil) visitantes e cerca de 70.000 (setenta mil) estudantes da rede pública de ensino. As vendas, somando as duas edições, superaram R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais), a partir da comercialização de mais de 785.000 (setecentos e oitenta e cinco mil) livros.

Crédito da foto de capa: Leila Fugii.

 Serviço:

III Bienal do Livro e da Leitura

De 21 a 30 de outubro

Estádio Mané Garricha

Asa Norte, Brasília – DF

Entrada Franca

Mais informações: www.bienalbrasildolivro.com.br

da Redação CFNotícias