Space Adventure: Exposição inédita, com mais de 300 itens de missões da NASA, chega ao Brasil


“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”. Cunhada por Neil Armstrong, primeiro homem na história a pisar na Lua, a frase resume o que é e o que será lembrado sempre como uma das maiores aventuras da humanidade – a busca de novas fronteiras no espaço sideral.

Para celebrar essa grande aventura, a exposição Space Adventure já está na América Latina e no Brasil, no Estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo. Programada para ser lançada no país em 2020, como um evento comemorativo das cinco décadas da chegada do homem à Lua, a exposição teve que ser adiada por causa da pandemia e desembarca agora no país, ainda mais completa.

Reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial Cosmosphere de Hutchinson, Kansas, os mais de 300 itens originais da agência espacial norte-americana permitem ao visitante vivenciar uma experiência única, como poder conferir de perto a mesa de controle de Houston e o relógio de contagem regressiva da decolagem dos foguetes, os trajes espaciais e computadores de bordo da Cápsula Apollo, a coleção completa das câmeras de fotografia e cinema utilizadas para capturar as famosas imagens da Lua, o cardápio completo dos alimentos do projeto Apollo, além de uma amostra de pedra lunar e muitos outros itens históricos.

Apresentada pelo Ministério do Turismo e pelo Santander Brasil, com patrocínio da Claro e apoio do Shopping Eldorado, a exposição exibe, pela primeira na América Latina, uma das maiores coleções de artefatos originais da NASA, referentes aos Projetos Mercury, Gemini E Apollo, responsáveis pela ida do Homem à Lua.

A comemoração não estaria completa sem a presença de um dos maiores protagonistas dessa história, o astronauta Charles Duke, um dos três homens ainda vivos que pisaram na Lua, que veio ao Brasil especialmente para a inauguração da Space Adventure e compartilhou suas experiências extraordinárias. Responsável em 1969 pela comunicação com os astronautas na missão Apollo 11, Charles Duke foi o piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo 16, em 1971, quando permaneceu cerca de 20 horas em solo lunar coletando quase 100 kgs de rochas e realizando diversas experiências científicas na área mais geograficamente acidentada da Lua.

O público brasileiro também pode conferir em primeira mão os projetos futuros da NASA na exposição Futuro Espacial que está em cartaz no Farol Santander. Assim, passado e futuro irão dar ao público uma visão única da dimensão da exploração espacial pela humanidade.

A vinda da Space Adventure e da Futuro Espacial para a América do Sul são uma iniciativa da Blast Entertainment, empresa da DC Set Group, responsável, entre outros, por trazer ao país a exposição Elvis Experience, que pela primeira vez na história expôs objetos do “Rei do Rock” fora de Graceland.

A Space Adventure

Um espaço climatizado de 2.500m² foi especialmente criado no estacionamento do Shopping Eldorado para receber a mostra inédita, que apresenta, entre outras relíquias, réplicas em tamanho real da cápsula Apolo 11, do Modulo lunar que pousou na lua, o “Roving“, veículo de quatro rodas conhecido popularmente como “Buggy lunar”, além de réplicas reduzidas do foguete Saturno 5 e das naves Titan e Juno e uma amostra de pedra lunar

Entre as muitas peças exibidas estão raridades como a mesa de controle de Houston e o relógio de contagem regressiva que acompanhou as viagens do homem ao espaço e à Lua. Trajes espaciais que são verdadeiras mini naves espaciais são exibidos inteiros e em peças separadas, como capacetes, luvas e botas. O público também pode conhecer os alimentos que podiam ser armazenados por décadas e os itens desenvolvidos para cuidar da higiene pessoal dos astronautas,

Toda a parte de tecnologia das primeiras missões espaciais também está contemplada na exposição, que traz para o público, motores, os primeiros computadores usados na década de 60, ferramentas, caixas de coleta do material lunar, os painéis de controle das naves, os rádios usados para a comunicação entre as naves e a terra e os aparelhos que filtravam o ar dentro dos pequenos módulos. E se tudo isso foi importante para garantir a viagem e a vida dos tripulantes, não podemos nos esquecer de câmeras e filmadoras que mostraram para o resto do mundo o que só os astronautas viram de perto: a Terra é azul!

Unindo entretenimento e educação, a exposição conta ainda com uma grande gama de imagens e filmes que documentaram as operações ao longo da história. Times de especialistas brasileiros da USP e do ITA criaram o conteúdo informativo para os visitantes, que também contarão com monitores treinados e especializados, tour guiado e palestras programadas sobre o assunto.

Enquanto o passado e o futuro da ciência espacial serão explorados por diversas gerações de brasileiros nas duas exposições, a missão se completou assim que o lendário astronauta Charles Duke chegou ao Brasil para a inauguração da Space Adventure. Duke, um dos três homens ainda vivos que pisaram na Lua e, com certeza, o que tem mais histórias para contar, participou de palestras e entrevistas para compartilhar suas experiências extraordinárias.

A Futuro Espacial

Como uma preparação para voar alto nesta aventura espacial do homem e ver de perto o passado e as conquistas históricas que nos trouxeram até aqui, o público brasileiro já pode conferir os projetos futuros da NASA na exposição – Futuro Espacial – que está em cartaz no Farol Santander.

A exposição mostra a retomada da conquista da Lua, os desafios para se chegar a Marte, a nova geração de foguetes, trajes, veículos e robôs, o avanço das estações espaciais e os muitos projetos da ciência nessa retomada da exploração em busca de ir mais além rumo ao universo inexplorado.

Um dos principais focos da exposição é o Programa Artemis, que vai realizar missões tripuladas para a Lua a partir de 2024, levando inclusive a primeira mulher astronauta que pisará em nosso satélite. O programa também preparará o caminho para as primeiras missões tripuladas para Marte. A exposição é apresentada pelo Santander Brasil.

Crédito das fotos: Divulgação.

Serviço:

Exposição Space Adventure

De 26 de agosto a 26 de outubro. Diariamente, das 10h às 21h

Shopping Eldorado – Estacionamento

Avenida Rebouças, 3970. Pinheiros. São Paulo / SP

Ingressos: a partir de R$ 25,00

Compra online: www.spaceadventure.com.br

Exposição Futuro Espacial

Até 05 de dezembro. De 3ª a domingo, das 09h às 20h – Horários sujeitos à alteração de acordo com possíveis novas determinações das autoridades públicas

Farol Santander – Futuro Espacial

Rua João Brícola, 24 – Centro. São Paulo /SP (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local

Mais informações: www.farolsantander.com.br

Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/66583/d/101875

da Redação CFNotícias