Premiado em Veneza, drama LGBTQIA+ “Lobo e Cão” chega ao Brasil em setembro


Estreia no dia 07 de setembro nos cinemas do país, “Lobo e Cão” – primeiro longa de ficção da célebre diretora portuguesa Cláudia Varejão. O drama LGBTQIA+ recebeu o prêmio de Melhor Filme da mostra Jornada dos Autores, do Festival de Veneza, em um júri presidido por Céline Sciamma.

O filme narra a história de Ana – que nasceu em São Miguel, uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religião e pelas tradições. É a filha do meio de três irmãos que vivem com a mãe e a avó.

Ana percebeu cedo que as garotas têm tarefas distintas dos rapazes. Através da sua amizade com Luís, seu melhor amigo queer, que gosta tanto de vestidos quanto de calças, Ana questiona o mundo como foi lhe prometido.

Quando sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo com ela os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do horizonte.

Com distribuição da Filmicca, “Lobo e Cão” foi assim descrito por Céline Sciamma e o Júri da mostra Jornada dos Autores, do Festival de Veneza 2022: “O mundo imersivo criado no filme nos envolveu no assunto importante, apresentando os personagens queer como eles são em seu espaço seguro. Descobrimos que os elementos de documentário contribuíram para a eficácia e autenticidade da narrativa. O júri também apreciou o fato de o filme não agradar ao espectador em sua representação franca, honesta e impactante de uma comunidade queer coesa. Nós, como júri, achamos que a mensagem desta história é extremamente importante e é um prazer conceder este prêmio ao merecido filme de Cláudia Varejão”.

O longa – que em outubro também estará disponível no streaming da Filmicca, é uma ode encantadora à comunidade LGBTQIA+ da ilha, com um brilho crepuscular que atravessa o imenso Oceano Atlântico, o filme contou com a colaboração da escritora brasileira Leda Cartum no roteiro.

da Redação CFNotícias