Em homenagem aos 25 anos de morte do multiartista mineiro, Pedro Moraleida, a Academia Mineira de Letras realiza a exposição “O Grito de Pedro Moraleida”, que explora a obra textual de um Pedro genial, que mergulhou em referências poderosas no fazer de sua arte.
A abertura da exposição será no dia 22 de fevereiro, às 10h, na sede da AML. Na ocasião, haverá uma performance do Grupo Oficcina Multimédia. A exposição tem curadoria da professora e pesquisadora, Vera CasaNova, e da gestora cultural, Inês Rabelo, e fica aberta ao público até o dia 5 de abril.
“O Grito de Pedro Moraleida” é uma exposição para leitura. Com foco na produção textual do artista, serão expostos manifestos, reflexões, poesias, listas de músicas e filmes, além de estruturas de referências nas quais Pedro Moraleida mergulhou para sua produção artística. Além da produção poética, a mostra traz três obras inéditas em BH da série “Desenhos com Letras” e duas pinturas que nunca participaram de exposições.
“O texto de Pedro, muitas vezes, parece ser de uma atualidade que nos desnorteou. Ele é muito agressivo, muito violento, mas porque essa é a realidade que ele via e que ele ouvia. Ou seja, precisávamos de uma crítica tão violenta quanto. Esse foi um trabalho duro de rastreamento das questões que ele levanta e dos seus textos manuscritos”, conta a curadora da exposição, Vera CasaNova.
A intelectual também comenta o desafio de trabalhar com os textos de Moraleida para uma exposição como essa: “trabalhar com textos manuscritos, textos rabiscados, desenhados, redesenhados, restos de texto, textos que se repetem, isso faz do texto, propriamente dito, o que Jacques Derrida chama de subjétil”, afirma.
Tendo em vista a complexidade desse material, a exposição também tem como objetivo instigar pesquisadores a mergulharem na obra literária e textual de Pedro Moraleida, que se mostra fértil para pesquisas e reflexões sobre as diversas facetas do multiartista.
A exposição “O Grito de Pedro Moraleida” acontece em parceria com o Instituto Pedro Moraleida Bernardes (iPMB), Viaduto das Artes e Grupo Oficcina Multimédia, no âmbito dos projetos “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.
“O Grito de Moraleida” estará aberta para visitações em grupo para professores e alunos. Interessados devem preencher este formulário.
Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Serviço:
Exposição “O Grito de Pedro Moraleida”
Abertura da exposição: 22 de fevereiro, às 10h. Com performance do Grupo Oficcina Multimédia
Temporada: De 22 de fevereiro a 05 de abril (exceto no período de 28 de fevereiro a 08 de março)
Funcionamento: Terças a Sextas, de 10h30 às 19h30 | Sábados de 11h às 16h
Academia Mineira de Letras
Rua da Bahia 1466. Centro, Belo Horizonte – MG
Entrada gratuita
da Redação CFNotícias