“No Meio do Livro”’ atravessa o etarismo por meio de um enredo instigante


“No meio do livro” é a obra de estreia de Teresa Tavares de Miranda – ao menos em livros impressos, já que a autora tem uma trajetória de leitura de textos seus, crônicas e poesia em prosa, em espaços tão diversos quanto estações de metrô e a Casa das Rosas, espaço importante de disseminação de literatura em São Paulo.

O livro trata da história de um professor universitário que se depara com a chegada da aposentadoria. A interrupção da rotina de trabalho o obriga a estar em casa e encarar a solidão em período integral. Como ir adiante?

Há dois caminhos: ir à janela ou ir à rua. De alguma forma, ele escolhe as duas vias, o que o leva a uma aventura inesperada, que começa por seguir uma mulher desconhecida e continua por desbravar sua biografia, seus espaços, sua história.

Com uma lida habilíssima com o foco narrativo, que muda a cada momento de tensão, Teresa constrói uma sucessão de surpresas, incluindo o encontro que inspira o título da obra: uma pista no meio de um livro, o que acaba por se tornar a tônica do livro todo.

“No meio do livro” tem a maturidade dos grandes autores, algo raro num trabalho de estreia. A história de Teresa Tavares de Miranda talvez explique isso. A literatura está em sua genética por ambos os lados: o do pai, jornalista, poeta e cronista de mão cheia, e o do tio materno, poeta, tradutor, ensaísta e presidente da Academia Paulista de Letras, entidade concebida na casa do avô dela, em 1909.

Embora escreva desde que se entende por gente, a autora só recentemente foi convencida a trocar as gavetas que sempre guardaram suas letras por páginas públicas.

Crédito da imagem em destaque: Divulgação.

Ficha Técnica:

Título: No meio do livro

Autora: Teresa Tavares de Miranda

Editora: Laranja Original

Gênero: Contos

Páginas: 144

Formato:140 x 200 mm

ISSN: 978-85-92875-84-8

Serviço:

Lançamento e Noite de Autógrafos – “No meio do livro”

11 de novembro a partir das 19h30

Bar Balcão

Rua Dr. Mello Alves, 150. Cerqueira César. São Paulo / SP

da Redação CFNotícias