Livro infantil conta história de cientistas negras do Rio de Janeiro. Lançamento acontece na Bienal do Livro


O livro infantil “Luanda no mundo da ciência”, de Ana Lúcia Nunes de Sousa, será lançado na próxima segunda, 04 de setembro, na Bienal do Livro do Rio. A obra destaca de forma lúdica as histórias de cientistas negras do Rio de Janeiro, a partir do olhar da menina Luanda, de 10 anos.

“Na história, Luanda precisa fazer uma redação para a escola sobre o que deseja ser quando crescer. Ela fica angustiada até a chegada de Carol, sua prima mais velha, que lhe apresenta o mundo das cientistas”, explica Ana Lúcia Nunes de Sousa, professora do Nutes de Educação em Ciências e Saúde/UFRJ e autora do livro.

Embora assine a autoria do livro, Sousa reforça que a ideia da obra é de meninas e jovens negras que participaram do projeto.

“Nosso objetivo com o livro é inspirar meninas e jovens negras e periféricas, despertando o interesse delas para o mundo das ciências, visualizando este caminho como possibilidade real. É importante que elas conheçam cientistas negras e que entendam o alto impacto de suas pesquisas, nas diversas áreas do conhecimento, desde a dança até a astronomia”, completa.

Além disso, explica a autora, o material tem função paradidática, podendo auxiliar em atividades pedagógicas de todas as disciplinas, em temáticas ligadas à cultura e à cidadania, transversais nos currículos escolares.

O livro é resultado de dois projetos de extensão: ‘As incríveis cientistas negras: educação, divulgação e popularização da ciência’, da UFRJ, e ‘Mulheres negras fazendo ciência’, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), de Maria da Graça (RJ).

Mulheres cientistas

 O texto valoriza professoras e cientistas negras da universidade, como a filósofa e professora de História da UFRJ Helena Theodoro, a engenheira química Michelle Mothé e a dançarina e professora do curso de dança da UFRJ Tatiana Damasceno, entre outras.

A produção do material recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, do British Council, por intermédio da ‘2ª Chamada Garotas Stem: formando futuras cientistas’ e também da Fundaçāo Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do ‘Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computaçāo – 2021’.

Lançamento na Bienal

O lançamento do livro acontece na próxima segunda, 04 de setembro, na Bienal do Livro do Rio. A autora recepciona o público no stand da Editora Kitembo, localizado no setor Laranja – Calçada Literária, Stand CL01.

da Redação CFNotícias