Jogo interativo propõe descoberta de 12 elementos estranhos em cenário de Festa Junina


Dessa vez, ao invés de balões no céu, os festejos juninos estarão concentrados na tela do computador. Um jogo, criado para as festas do SESC Nova Friburgo, tem testado os conhecimentos de quem gosta de mergulhar na temática do São João, via imagens e objetos que remetem a uma jornada interativa, sensorial e emocional.

É o que propõe o Anarriê, plataforma onde o jogador pode testar seus conhecimentos sobre festas juninas, tendo que descobrir 12 elementos que não fazem parte da tradicional comemoração, em uma grande ilustração no estilo “Onde está o Wally?”.

O jogo foi desenvolvido pela designer de Experiências carioca Veronica Marques, em parceria com a Singular, hub de arte e tecnologia, e com o criador de Novas Tecnologias Byron Mendes.

“É uma maneira inovadora de abordarmos algo tão tradicional quanto os festejos de São João. O Anarriê é um jogo fácil de ser manuseado e é para toda a família”, diz Veronica. O nome escolhido vem da palavra francesa “en arrière”, que significa dar a volta. Na dança junina, indica aos casais que devem ir para trás, de volta aos seus lugares de origem.

A brincadeira tem início com uma animação que propõe o desafio a ser vivenciado. Na sequência, o cenário é aberto e o jogador deve arrastar para a lateral os elementos que não fazem parte, originalmente, das tradicionais festas juninas.

O Anarriê se encerra quando o jogador descobrir todos os elementos ou quando o tempo acabar. Em ambos os casos, uma animação final celebra as conquistas ou aponta os demais elementos a serem descobertos.

Ele ainda será usado pelo SESC em outras festas juninas realizadas nesta temporada de 2023.

Crédito da imagem: Divulgação.

da Redação CFNotícias