History homenageia o Papa Francisco com exibição especial de minissérie

Crédito: Divulgação

Nesta segunda, 21 de abril, o History homenageia o Papa Francisco, com a exibição na íntegra da minissérie Francisco, o Jesuíta. A produção conta a vida de Jorge Bergoglio, o sacerdote jesuíta que se tornou o primeiro Papa latino-americano e o primeiro Papa jesuíta da história. A produção é baseada na única biografia oficial do Papa Francisco, escrita pelos jornalistas Sergio Rubín e Francesca Ambrogetti.

O Papa Francisco morreu aos 88 anos nesta segunda-feira, 21 de abril, confirmou o Vaticano por meio de um anúncio oficial do cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Sé.

Sua morte ocorreu apenas um dia após sua última aparição pública, quando concedeu a bênção “Urbi et Orbi” da sacada da Basílica de São Pedro durante a Missa de Páscoa. O Sumo Pontífice esteve hospitalizado por um longo período devido a uma pneumonia grave, da qual recebeu alta em 23 de março.

O falecimento marca o fim de um pontificado que desafiou as tradições e promoveu uma Igreja mais próxima dos pobres e marginalizados. Ele foi eleito Papa em 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro líder não europeu da Igreja em mais de mil anos, em uma comunidade católica que hoje ultrapassa 1,3 bilhão de fiéis ao redor do mundo.

A produção em quatro partes Francisco, o Jesuíta, traça a carreira de Bergoglio desde sua juventude em Buenos Aires até sua eleição como Sumo Pontífice, destacando seu compromisso com a fé, a justiça social e os valores que marcaram seu papado. O filme também está disponível em Vídeo On Demand (VOD e XVOD).

Dividida em quatro episódios, a minissérie apresenta o homem por trás do Sumo Pontífice, quem é e de onde vem Jorge Mario Bergoglio. Seus dias como sacerdote na Argentina, seus amigos e inimigos, seu papel durante a ditadura militar, seu trabalho nas ruas e vilas com os mais necessitados, e seus dias como bispo e cardeal, até ser eleito como o líder máximo da Igreja Católica, no dia 13 de março de 2013.

Sessenta atores e mais de 250 figurantes participaram das gravações, realizadas com a tecnologia Ultra HD, a 4k. As cenas foram rodadas em diversas locações na América Latina e na Europa: Roma, Vaticano, Ferroclub Argentino, Palacio Reconquista, Instituto Sagrado Corazón e Colegio Máximo São Miguel, entre outras.

Episódio 1

O recém-empossado Papa Francisco enfrenta suas primeiras decisões: investir contra a corrupção que assola o Banco do Vaticano e combater a má imagem da Igreja devido aos padres acusados de pedofilia. Opositores e conservadores se opõem de diversas maneiras às primeiras ações tomadas pelo Papa.

Episódio 2

Francisco tenta aplicar o valor da piedade dentro da Igreja, propondo a tolerância aos divorciados e aos gays. No entanto, a cúria conservadora romana, representada pelo Cardeal Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, choca com o Papa em seus desejos. Por sua vez, os meios de comunicação opositores armam uma estratégia para desacreditar Francisco.

Episódio 3

O Papa tenta resolver as diferenças no Oriente Médio em busca da paz. Contra as recomendações de seus cardeais e amigos, viaja à Terra Santa para celebrar uma missa e convida os presidentes de Israel e da Palestina para iniciar um diálogo de paz.

Episódio 4

O Papa Francisco defende a importância da união de todos os países americanos. Para isso, tem de acabar com as disputas históricas entre Cuba e Estados Unidos e se lança em uma epopeia para que possam iniciar o diálogo.

O History 2 também exibe a minissérie hoje, 21 de abril, a partir das 22h.

Classificação Indicativa: 14 anos

da Redação CFNotícias