History estreia a minissérie documental “Poderosos Chefões: As Cinco Famílias da Máfia”
A maratona especial “Poderosos Chefões: As Cinco Famílias da Máfia” (American Godfathers: The Five Familiers), minissérie documental que estreia no History, é produzida e narrada na versão original pelo ator vencedor do Emmy Michael Imperioli.
Esta megaprodução explora a origem, a ascensão e a queda das cinco grandes famílias da máfia de Nova York: Bonanno, Colombo, Gambino, Genovese e Lucchese, que durante mais de cinquenta anos controlaram múltiplos aspectos do crime organizado dos Estados Unidos, do contrabando ao tráfico de drogas até a extorsão e os jogos de apostas.
Em VoD, disponível a partir de 30 de janeiro, os três episódios serão exibidos em seu idioma original com legendas, para que seja possível apreciar a inconfundível narração do ator de Família Soprano Michael Imperioli.
Produzida pela Propagate e Barnicle Brothers e baseada no best-seller do New York Times “Five Families: The Rise, Decline and Resurgence of America’s Most Powerful Mafia Empires” de Selwyn Raab, “Poderosos Chefões: As Cinco Famílias da Máfia” conta a extensa história da máfia das Cinco Famílias na cidade de Nova York ao longo do século XX, começando com seus primeiros vínculos com a Sicília até seu inevitável declínio, acompanhando figuras como “Lucky” Luciano, Joey “Crazy Joe” Gallo, Carmine Galante, John Gotti e Joseph Valachi, entre outros.
Por meio de imagens de arquivo, gravações de áudio dos próprios chefes da máfia, encenações e entrevistas exclusivas com autores, historiadores, especialistas, agentes da lei e do FBI, testemunhas e ex-membros da máfia, os telespectadores terão uma visão íntima do funcionamento da organização criminosa mais poderosa do século passado.
O primeiro episódio de “Poderosos Chefões: As Cinco Famílias da Máfia”, A morte das velhas regras, explora as origens das famílias, sua ascensão durante a Lei Seca e a década de 1950, e como elas enfrentaram os primeiros desafios ao seu código de conduta.
O segundo episódio, “Ascensão de novos capôs”, aborda o confronto violento entre líderes tradicionais e uma geração de jovens e ambiciosos gângsteres que romperam com as normas estabelecidas.
Por fim, o terceiro episódio, “O Último Dom”, detalha os esforços das autoridades para erradicar a máfia, enquanto as famílias lutavam para se adaptar a um ambiente cada vez mais hostil e cheio de traições internas.
Imperioli destaca a importância de mostrar o lado mais cru e violento da máfia, para além do glamour e fascínio que muitas vezes envolvem essas histórias: “Você pode se deixar encantar um pouco pelo mito deste mundo, mas a verdade é que cometeram atos terríveis de violência durante muitos anos e pessoas sofreram e morreram de formas horríveis. É importante não perder de vista essa realidade”.
Além disso, reforça a ligação entre a máfia e a experiência do imigrante nos Estados Unidos, eixo central do documentário. “O que é interessante é como a experiência do imigrante se transforma e como a máfia evolui a partir disso. Quando criança, cresci com ‘O Poderoso Chefão’ e sempre achei fascinantes aquelas primeiras histórias de imigração e de tentativa de sobreviver aqui. Acho que isso vai entusiasmar muita gente”, explica.
Em 1931, Charles “Lucky” Luciano, um gângster nascido na Sicília, criou A Comissão (The Comission), o órgão reitor da máfia estadunidense, e estabeleceu as originais “Cinco Famílias de Nova York”: Maranzano, Gagliano, Luciano, Mangano e Profaci, mais tarde conhecidas como os Bonanno, Colombo, Gambino, Genovese e Lucchese.
Essas famílias seguiam um código de honra, sendo a omertá – ou lei do silêncio -, a regra mais importante. Durante uma geração, a omertá protegeu as famílias das autoridades e do escrutínio público, permitindo que acumulassem fortunas enquanto transitavam por épocas de guerra, depressão e mudanças legislativas, se adaptando com sucesso de um negócio ilícito a outro.
No entanto, com o tempo, valores como a ambição e a busca pela fama, junto com a implacável perseguição das forças federais, acabaram por fragilizar as estruturas de poder da máfia.
Desde a época de ouro de Lucky Luciano, passando pelas reveladoras audiências de Valachi em 1963, até os brutais e midiáticos assassinatos de figuras como Albert Anastasia, Joey “Crazy Joe” Gallo, Paul Castellano e Carmine Galante, a história registra o colapso do código de honra e as violentas lutas internas nas cinco famílias.
Alguns dos depoimentos de destaque desta série são de Rita Gigante, filha de Vincent Gigante, um ex-mafioso chefe da família Genovese; Michael Franzese, ex-membro da Colombo; Chris Colombo, filho de Joe Colombo, chefe dessa família; os historiadores Sami Jarroush, Edward T. O D’onnel (College of Holy Cross) e Claire White (The Mob Museum); a especialista em criminalística da Universidade de Essex, Anna Sergi; os repórteres Anthony M. Destefano e Larry McSahen (New York Daily News); Paul W. Williams, fiscal federal do Distrito Sul de Nova York (1955-58); Jim Nelson, agente especial do FBI; Sean McWeeney, supervisor aposentado do FBI; Pat Colgan, agente especial do FBI da divisão de Sequestros; Edward McDonald, ex-fiscal da Força Federal de ataque Contra o Crime Organizado; e os autores Alex Stille, Alex Hortis, Tom Folsom, Frank Dimatteo e o próprio Selwyn Raab.
“Poderosos Chefões: As Cinco Famílias da Máfia” é uma produção para o History de Propagate e Barnicle Brothers. Ben Silverman, Howard T. Owens y Chelsea Friedland são os produtores executivos da Propagate; Nick Barnicle e Colin Barnicle da Barnicle Brothers.
Michael Imperioli é o produtor executivo. Matthew Davis Walker é o coprodutor executivo. Mary E. Donahue e Zachary Behr são os produtores executivos do History. Imperioli está representado por Anonymous Content e Gersh.
Sinopses dos Episódios
A Morte das Velhas Regras (#1 Death of the Old Rules) – Esta série acompanha a máfia americana desde o seu início em Nova York durante a Lei Seca até os anos dourados da década de 1950. Como é que a violência pública, o tráfico de drogas e as suas aparições em audiências governamentais afetaram as operações e o suposto código de honra mafioso?
Ascensão de Novos Capos (#2 Rise of the New Dons)
Episódio focado no conflito entre os líderes tradicionais das famílias mafiosas e uma nova geração de jovens gângsteres, que nasceram nos Estados Unidos. Esses novatos foram incentivados a desafiar a autoridade e as regras estabelecidas, na procura tanto por poder quanto por riqueza e vingança.
O Último Dom (#3 The Last Don)
A estratégia agressiva da aplicação da lei para “erradicar” a máfia está forçando diversas famílias a encontrar maneiras cada vez mais criativas de permanecer no negócio e evitar a prisão. No entanto, alguns mafiosos estão dispostos a arriscar tudo o que têm para permanecer no poder.
Créditos das imagens: Divulgação / History.
Serviço:
“Poderosos Chefões: As Cinco Famílias da Máfia”
25 de Janeiro, a partir das 19h15
No Hystory
da Redação CFNotícias