A cidade de São Paulo recebe até o dia 30 de novembro, a Exposição Imersiva “Van Gogh Live 8K”, que apresenta uma nova perspectiva sobre o pintor pós- impressionista mais icônico e controverso da história da arte mundial.
Fomos convidados para conhecer os inéditos ambientes desenvolvidos para criar uma sensação de pertencimento e imersão em diversas obras do pintor. É como um passeio pela mente do artista.
Vincent Willem van Goghnasceu no vilarejo holandês de Zundert – fronteira com a Bélgica – em 1853, e veio a falecer em 1890, aos 37 anos de idade. Deixou uma obra de dois mil trabalhos em quase uma década de atividade artística.
Não foi valorizado em vida, tendo vendido apenas um quadro para o próprio irmão Theo, mas na atualidade seus quadros são comercializados na casa dos milhões de dólares.
Obras como “Os Girassóis” (1888), “A Noite Estrelada” (1889), “Autorretrato” (1889), “Campo de Trigo com Corvos” (1890), “Lírios” (1889), figuram entre as mais expressivas de sua carreira.
Na exposição “Van Gogh Live 8K”, o público será inserido em ambientes variados, nos quais grande parte de suas pinturas são expostas de forma não tão tradicional quanto a que costumamos ver em museus pelo mundo.
Já na entrada, o visitante tem uma experiência de sensação tátil ao passar por longas faixas que replicam a obra “Amendoeira em Flor” (1890), disponibilizadas como uma cortina que pode ser vista como um verdadeiro portal para a mente criativa do pintor. Seguindo no mesmo tema, um grande painel formado por delicadas flores de amêndoa serve como inspiração para bons registros fotográficos.
Na próxima sala, amplos corredores permitem um passeio pela vida de Van Gogh vista em telas de acrílico com passagens de sua história (dividida por temas fundamentais, tanto de cunho pessoal, quanto profissional), também contando com a reprodução de famosos quadros ao fundo. Uma detalhada Linha do Tempo resume os principais fatos de sua trajetória.
Logo somos envoltos por uma escuridão cortada apenas pelo rosto do pintor, visualizado através das texturas de seus autorretratos. A face possui uma interação que permite que seus olhos nos sigam pelo local.
Entramos então, em um campo de girassóis (reproduzidos em vários de seus trabalhos), com direito ao aroma caraterístico das flores amarelas, onde a imensidão do ambiente no conduz por um passeio inusitado, fora da realidade do espaço fechado no qual nos encontramos.
Inúmeras linhas coloridas em movimento – como se uma nova obra estivesse sendo criada naquele instante – nos preparam para a maior imersão que nos aguarda na parte final da Exposição.
A última sala é enorme e o ambiente não tem nenhum obstáculo (os únicos objetos são bancos disponíveis nas laterais, caso o visitante deseje acompanhar, sentado, o conteúdo oferecido).
Quarenta projetores com resolução 8K reproduzem mais de 250 obras nas paredes e no chão. As belíssimas imagens e a narração da atriz Fernanda Montenegro – cujo texto lido é formado por trechos do livro “Cartas a Théo” – nos dão a real sensação de sermos colocados nos quadros de Van Gogh, como se fôssemos personagens vivos de suas pinturas. A experiência neste espaço derradeiro dura em torno de 45 minutos, mas a verdade é que nem sentimos o tempo passar.
Ao sair, passamos por um último ambiente que possui mais algumas reproduções de seus quadros, para que possamos retornar a nossa realidade aos poucos, sem sermos tirados de uma vez do sonho vangoguiano.
Para completar, todo o percurso conta com uma diversificada e surpreendente trilha sonora (clique aqui, para ouvi-la na íntegra) que mescla o clássico e o contemporâneo, contando com faixas de nomes icônicos da música, como Maurice Ravel, Claude Debussy, Pink Floyd e Beatles.
No espaço (acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida), também há uma loja com diversos produtos relacionados à Exposição e ao artista, além de um café-teatro temático. Ambos podem ser acessados não só pelos visitantes, mas por pessoas que não adentrarem o evento.
“Van Gogh Live 8K” está localizada no Estacionamento do Shopping Lar Center e conta com 2.800 m² de pura emoção. Um passeio que deve ser realizado em sua totalidade, sem se preocupar com horário ou seus compromissos no mundo externo. É um local de meditação e pensamento imersivo sobre a vida e obra deste importante artista que segue tão relevante.
Para mais informações e compra de ingressos, clique aqui.
Crédito das fotos: Clóvis Furlanetto.
por Clóvis Furlanetto – Editor