Fomos à 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo


Livros nunca são demais: a Bienal é um Universo Literário

Em sua 27ª edição, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo está de casa nova, ou melhor, retornando depois alguns anos para o Distrito Anhembi, com uma área de cerca de 75.000 m², 227 expositores e expectativa de 600.000 pessoas que passarão pelos corredores do evento entre 06 e 15/09.

Neste ano, o evento oferece uma variada e excelente oferta de livros e produtos literários, com facilidade de encontrar preços acessíveis a todos os bolsos e estios, o que representa um importante impulso para a leitura em um país onde, normalmente, o acesso aos materiais literários ainda é caro.

Na Bienal há uma democratização da leitura de todos paras todos e assim, o público possui condições de comprar diretamente das editoras em seus estandes, o que facilita a localização das edições desejadas.

E por falar em localização, é possível baixar um aplicativo exclusivo, no site oficial da Bienal, através do qual consegue procurar seus livros preferidos e saber onde estão localizados no evento. Um grande benefício para poupar tempo e aproveitar as diversas atividades existentes.

Pude perceber que o evento está dividido em três grandes partes: temos os estandes de venda direta de livros com as obras em exposição, seus preços e promoções que são o primeiro bloco de acesso aos materiais.

O segundo bloco são os estandes de editoras que, além da venda direta, disponibilizam ao público atividades e cenários, onde as pessoas podem assumir papéis em suas obras preferidas.

O terceiro bloco são atividades de contadores de histórias e palestras com autores, editores e convidados falando sobre o mercado editorial e as perspectivas para o futuro do ramo literário.

Cabe dizer que o próprio público já é uma atração à parte, pois podemos encontrar pelos corredores aspirantes a bruxos e feiticeiras de escolas de magia, princesas em busca de seus reinos, assim como outros tipos de customizações de personagens que permitem uma imersão no mundo da imaginação.

O cartunista Ziraldo, falecido neste ano, não foi esquecido e recebeu um grande estande com seus personagens icônicos como uma homenagem mais do que merecida.

Cada espaço é um mundo encantado da leitura criado para atender a todos os desejos de leitores que buscam suas obras preferidas através de uma floresta de papel. Em cada página podemos descobrir universos novos e maravilhosos.

Autores independentes se uniram e alugaram um espaço para criar a Artists’ Alley, com expoentes dos quadrinhos nacionais marcando presença todos os dias para ter um contato direto com os consumidores de seus trabalhos originais.

Para aproveitar o máximo da Bienal, os visitantes devem se preparar com roupas e sapatos comportáveis, pois será uma jornada como a dos livros de “O Senhor dos Anéis”. Você terá que andar por diversas ruas indicadas de A até K, mas não é um ponto negativo, e sim, uma experiência enriquecedora e prazerosa, para conhecer todos os locais disponíveis em busca de seus preciosos livros.

Não podemos deixar de falar sobre a organização do evento que novamente mostra que somos um país com uma Bienal organizada e preocupada com seu público. Este processo começa no site com todas as informações e contatos disponíveis e funcionando.

Depois, com um estacionamento com ótima localização. Para quem não vai de carro, ao chegar à Portuguesa/Tietê do Metrô, há à disposição ônibus de viagem confortáveis para ida e volta ao evento e, o mais importante: sem custo nenhum.

Fica aqui o nosso agradecimento e elogio à assessoria do evento que permite um acesso facilitado e justo para os veículos comunicacionais, prestando todas as informações e auxílio que os jornalistas precisam para realizar seus trabalho de levar a melhor informação ao público.

A Bienal está apenas no começo, mas se você demorar muito ficará de fora deste evento importante para a literatura mundial. É o momento de pegar sua mochila, preparar a lista de obras que deseja e aproveitar este espaço incrível e cheio de emoções, dramas, mistérios, romances e outros temas que farão sua imaginação viajar além do tempo e do espaço.

Crédito das imagens: Clóvis Furlanetto.

por Clóvis Furlanetto – Editor