Em “Ah, Vou explodir!”, Bernardo Medeiros fala sobre a descoberta de sua sexualidade


O advogado carioca Bernardo Medeiros, depois de 20 anos envolto em textos jurídicos, foi ao encontro de um desafio lançado por sua ex-madrasta, Rosalie – doutora em Filosofia e escritora, ganhadora do Prêmio Jabuti –, para que se aventurasse na literatura. Decisiva nessa inaugural aventura literária do autor, Rosalie incentivou seu enteado a contar muitas das histórias a ela contadas ao longo do tempo.

Bernardo, como em um processo de déjà vu induzido, percebeu que sua experiência poderia ser o ponto de partida para a criação de um personagem ficcional, batizado de Diogo Rosenthal, e percebeu que poderia moldá-lo, espelhado ou não em sua vida, ou poderia inventar a seu bel-prazer.

Aquela gente que nasceu nos anos 1970, cresceu nos anos 1980 e ficou grandinha nos anos 1990, tendo como pano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, onde Diogo viveu intensamente a sua juventude, é uma geração carente de histórias contadas, de referências postas na cultura pop, após passados 20, 30 anos.

“Ah, vou explodir!” é um romance que busca despertar no leitor o clima daquela época, lembranças guardadas no fundo da memória afetiva, como ouvir um hit que há muito não se ouvia. Aliás, o livro é pura música, como a apoteose dos mais variados sentimentos – uma playlist foi criada por uma amiga do autor com canções que são, de uma forma ou de outra, citadas no texto. Uma redescoberta de uma cultura já experimentada em um Rio de Janeiro que se impõe de forma decisiva na personalidade tanto do personagem como do autor.

É uma viagem no tempo, um mergulho de cabeça nos anos 1990 e 2000, vivido por uma juventude intensa e aberta a tudo a que tem direito, se descobrindo à medida que descobre a cidade e o mundo – como os jovens de outras metrópoles do país e do mundo. O desabrochar do Diogo e o universo da sua geração tem festa, praia e amigo, tem namoros, descobertas sexuais, saída do armário, política e viagem, tudo regado com muito rock ‘n roll e imprevistos, algo que diz mais do que parece.

Leitura saborosa para aqueles que viveram estas décadas e suas descobertas além daqueles que querem descobrir as raízes da nossa cultura pop atual.

Ao fim do livro, depois de muita história contada, depois de muita música e alguns destinos trágicos, o autor reafirma que a fronteira daquilo que tangencia a realidade ou a ficção, não tem a menor importância.

Ficha Técnica:

Título: Ah, vou explodir!

Autor: Bernardo Medeiros

Editora: Giostri

Páginas: 290

ISBN: 9786559273522

Formato: 17 cm x 24 cm

Categoria: Ficção

Valor de capa: R$ 59,00

https://lojavirtual.giostrieditora.com.br/index.php?route=checkout/cart

da Redação