E! Entertainment lança ‘Alta Estima’, sua primeira produção original focada em cirurgia plástica
Alta Estima é o novo docu-reality do E! Entertainment, produzido pela Inffinito Entretenimento, que deve estrear ainda no primeiro semestre deste ano. A produção nacional acompanha histórias de pessoas que buscam o resgate da autoestima por meio da cirurgia plástica e é apresentada pelos cirurgiões Alessandro Martins e Gabriel Basílio e pelas psicólogas Cíntia Aleixo e Manuela Xavier.
“Estamos trabalhando nos pilares de programação mais importantes do E! desde 2018 e, além dos gêneros diversos de reality, como os de competição, acompanhamento da vida de celebridades, entrevistas e docu-realities, detectamos que nossa audiência tem um grande interesse por programas de cirurgia plástica e saúde mental”, menciona Marcello Coltro, vice-presidente sênior da NBCUniversal e produtor executivo.
“Tratamos de criar um projeto único, trabalhando quatro anos com a produtora Inffinito, no desenvolvimento do ALTA ESTIMA, que mostra um lado diferente, sem preconceitos, da cirurgia plástica e do acompanhamento psicológico, com a finalidade de melhorar a vida e a autoestima das pessoas”, completa.
Em Alta Estima, os profissionais guiam essas pessoas enfatizando o bem-estar e esclarecendo dúvidas sobre procedimentos estéticos. O objetivo do quarteto é alinhar corpo e mente, para que cada personagem possa levar uma vida mais feliz, com saúde.
“A cirurgia plástica é só o desfecho de uma mudança interna muito grande”, afirma o Dr. Gabriel Basílio.
“No programa, a gente coloca a paciente como protagonista e não o médico”, completa o cirurgião.
“Acompanhamos essa construção de dentro para fora. Após a avaliação e as conversas com as psicólogas, recebemos um paciente preparado para entrar em um procedimento cirúrgico e chegar a um resultado que não é só estético”, conta o Dr. Alessandro Martins. “O que nos deixa mais feliz é ver que os pacientes não mudam somente o formato do nariz, da mama, do corpo. Eles mudam a forma como se enxergam”.
A cada episódio, os médicos dão informações ao público sobre intervenções cirúrgicas e indicam pontos de atenção, antes de optar por uma cirurgia plástica — como características étnicas, tipo físico, entre outros. Já as psicólogas ajudam a audiência com dicas de autoaceitação, bem-estar e mensagens de body positive. Tudo isso para mostrar que a cirurgia plástica não pode seguir modismos.
Tanto o Dr. Alessandro Martins quanto o Dr. Gabriel Basílio são cirurgiões que realizam, além de intervenções estéticas, cirurgias reparadoras, que promovem bem-estar e restabelecem a autoestima dos pacientes.
“A gente tem voz para falar dessa especialidade médica que, hoje em dia, está sendo banalizada na forma de divulgação do trabalho. Na série, a gente fala não só sobre o resultado estético da cirurgia, mas sobre todas as etapas”, explica o Dr. Martins.
Alta Estima não é um programa de transformação física, mas um docu-reality que mostra o processo de autoconhecimento dos personagens, sem interferir na jornada de cada um, que é única. Com a orientação das psicólogas, cada pessoa investiga o motivo de seu descontentamento com o próprio corpo, em histórias que emocionam o público.
Para Cíntia Aleixo, a busca por uma transformação estética tem que ser analisada de forma singular, para entender o quanto a intervenção cirúrgica impactará a vida da pessoa. “A questão emocional anda junto com o modo com que nos olhamos no espelho e como o outro nos vê. Sendo assim, qualquer cirurgia reparadora é válida para a construção da identidade de alguém”, diz a psicóloga.
“Meu trabalho é para que as mulheres tomem consciência dos processos e se tornem protagonistas de suas decisões”, diz Manuela Xavier. “Eu tenho silicone, unhas postiças, botox, mas porque me faz bem me sentir bonita e não porque a sociedade impôs assim. Os instrumentos e recursos de beleza podem nos melhorar, mas não podem tomar conta de nós, temos que saber diferenciar. Eles não podem chegar antes de quem somos. Autoestima é sobre o valor que damos a nós, somos um todo e não só a aparência”, reflete Manuela.
As filmagens de Alta Estima, uma coprodução da NBCUniversal International e da Inffinito Entretenimento, foram realizadas no Rio de Janeiro. A série terá oito episódios, com uma hora de duração cada um.
Alta Estima é mais uma série apresentada pelo E! Entertainment que tem seu foco no empoderamento feminino, na Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), pilares da NBCUniversal e da campanha institucional Vozes do E!, lançada em 2019.
Com essa campanha, o canal se compromete a amplificar a voz de todos os indivíduos, especialmente das mulheres, independentemente de cor, idade, gênero e padrões de beleza. Além de “Alta Estima”, fazem parte dessa iniciativa produções como “Born to Fashion”, “Beleza GG”, “Luana é de Lua”, “Descosturando com Herchcovitch”, entre outras.
As ações de Vozes do E! chegam às plataformas digitais em projetos como “Histórias Inspiradoras”, agora sob o comando de Zezé Motta; “Popsulas”, com Bielo e Maicon Santini; além de fashion films, campanhas e ações como o projeto #euexisto.
As Vozes do E! ultrapassam os limites das telas e estão nos bastidores das atrações nacionais, que contam com a diversidade também nas equipes de produção.
O E! Entertainment apoia ainda ONGs e instituições sociais em parcerias ao longo do ano. Mais do que representar, o E! Entertainment busca envolver todas as pessoas da sociedade na indústria do audiovisual. E, este ano, novas produções estão a caminho, sempre com essa preocupação de diversidade, equidade, inclusão e empoderamento feminino.
Créditos da imagem em destaque: E! Entertainment/Divulgação.
da Redação CFNotícias