Crítica: Verdade ou Desafio


“Verdade ou Desafio” (Truth or Dare) é o novo filme de terror dirigido e roteirizado por Jeff Wadlow – diretor e roteirista de “Kick Ass 2”. Durante uma viagem ao México, um grupo de jovens se vê em meio ao tal jogo, porém ele em uma reviravolta sinistra os acompanhará para além desse momento quando voltarem às suas casas, onde serão perseguidos por visões demoníacas num jogo mortal.

É o típico terror adolescente, com alguns dos estereótipos clássicos de personagens, mortes esdrúxulas, e romances superficiais. Para quem é fã do gênero, esses detalhes já servem como atrativo, mas há mais do que isso: ao escolher o velho jogo do título, o longa começa a explorar como os segredos podem permear nossas vidas, e como o menor deles pode causar uma reviravolta considerável.

É interessante que até mesmo os desafios reforçam ou são influenciados pelos conflitos internos de cada um. É claro que numa situação assim seria fácil viver sem segredos, e escolher sempre o confronto direto, porém a narrativa traz uma decisão interessante, ainda que simples, para resolver esse problema.

Os pontos baixos se dão pelo desenvolvimento raso da maioria dos personagens. A história por mais que seja intrigante, ainda se mantém como o por vezes batido terror adolescente, na tradição da franquia “Premonição”.

Também existem alguns buracos de roteiro, que podem ser justificados se alguém quiser se aprofundar desnecessariamente – na era das teorias de fã, não me surpreenderia. Mas o fato não deve desagradar o público ao qual a produção se destina, até porque, se comparado a vários outros filmes do gênero, são bem menores esses problemas.

“Verdade ou Desafio” é uma boa opção para espectadores do gênero, e também pode divertir a quem curte filmes de terror no geral. Com reviravoltas e dramas, o filme diverte e assusta. E para quem gosta de “Creepypastas” a sequência final vai lembrar justamente estas histórias.

por Ícaro Marques – especial para CFNotícias