Crítica: Velozes & Furiosos 10
Na atualidade é comum ter franquias de filmes que fazem sucesso, cujas continuações não conseguem sustentar o mesmo interesse do público. O que, felizmente, não ocorre em “Velozes & Furiosos”, que chega aos cinemas com seu décimo filme, com muito combustível para queimar e que deixará os fãs ainda mais alucinados por ser a “apenas” a primeira parte da sequência de três produções que colocarão um fim nesse grande sucesso das telonas.
Como já era de se esperar, “Velozes & Furiosos 10” (Fast X) traz muita emoção, carros mais velozes e Dominic Toretto (Vin Diesel) ainda mais furioso, pois sua família está sendo caçada pelo implacável e alucinado Dante Reyes (Jason Momoa em atuação exagerada, mas pertinente com a proposta), um criminoso em busca vingança pela morte do pai.
A equipe dos sonhos está de volta com seus membros mais queridos: Letty (Michelle Rodriguez), Roman (Tyrese Gibson), Tej (Chris “Ludacris” Bridges), Ramsey (Nathalie Emmanuel), Mia (Jordana Brewster), Han (Sung Kang), Shaw (Jason Statham), Quennie (Helen Mirren) e Cipher (Charlize Theron).
O longa que também conta com outros nomes de peso, como John Cena (reprisando o papel de Jacob Toretto), Daniela Melchior e Brie Larson (ambas estreando na franquia), tem tudo para ser um dos grandes triunfos da temporada e chegar ao pódio em grande estilo. Sempre, é claro, ultrapassando os limites da velocidade (e das leis da física) e levando o público à loucura.
A narrativa possui um grande apelo familiar, pois os Torettos estão novamente reunidos com seus melhores amigos, para comemorar mais um momento em que tudo está indo bem. Este é o início da produção e talvez o público possa pensar: “Onde estão as corridas?” e “Onde estão os carros?”. Eles estão lá esperando por nós, mas antes é preciso contextualizar toda a trama, pois, como é a primeira parte do fim da saga, a ação começa de verdade um pouco mais tarde (mas a espera vale – e muito – a pena).
Dirigido por Louis Leterrier, “Velozes & Furiosos 10” carrega a cota de previsibilidade que é padrão da franquia, mas tem um roteiro (escrito por Dan Mazeau e Justin Lin) capaz de apresentar uma trama repleta de reviravoltas e surpresas, em especial no que diz respeito à preparação de terreno para a conclusão da história, cujo próximo capítulo está previsto para estrear em 2025.
Vá ao cinema para viver grandes momentos de aventura, ação e velocidade e nem pense em ir embora antes dos créditos terminarem, pois há uma cena adicional que fará todo mundo levantar da poltrona e dizer “EU NÃO ACREDITO”.
por Clóvis Furlanetto – Editor Fast
*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Universal Pictures.