Crítica: Meu Malvado Favorito 4


“Meu Malvado Favorito” rapidamente se tornou uma das animações infantis mais criativas e lucrativas da indústria cinematográfica. Gru (voz de Steve Carell no original e Leandro Hassum, na versão brasileira) e seus Minions viraram ícones da cultura pop, não apenas por suas ações inventivas, mas também pelas piadas bem elaboradas.

A bem-sucedida franquia iniciada em 2010 (que também já teve dois spin-offs) ganha as telonas novamente, com a estreia de seu mais novo capítulo, “Meu Malvado Favorito 4” (Despicable Me 4).

É importante notar que, assim como seus antecessores, o longa dirigido por Chris Renaud é direcionado especialmente ao público infantil. Enquanto outros estúdios exploram temas mais complexos em filmes animados para crianças, a Illumination Studios continua a focar no que seus espectadores buscam: histórias menos pretensiosas, com piadas cativantes e uma abordagem direta.

Desta vez, a produção expande ainda mais o universo já estabelecido, acompanhando a vida de Gru como um agente caça-vilões, cuja tranquilidade é ameaçada por um velho conhecido / novo vilão chamado Maxime Le Mal (Will Farrell / Jorge Lucas), forçando-o a mudar de endereço e identidade.

Junto a ele nessa nova aventura, estão sua esposa Lucy (Kristen Wiig / Maria Clara Gueiros), as filhas adotivas Agnes (Madison Polan / Pamella Rodrigues), Margo (Miranda Cosgrave / Bruna Laynes) e Edith (Dana Gaier / Ana Elena Bittencourt) e os incansáveis Minions (alguns em versões Mega). Além, é claro, de um personagem inédito: o pequeno Gru Jr,. filho do casal de protagonistas.

Mesmo sem novidades significativas no roteiro de Mike White e Ken Daurio, o filme continua divertido, ainda que às vezes pareça perder foco no desenvolvimento da trama, priorizando piadas que nem sempre acertam o tom.

A história também carece de um propósito claro, assemelhando-se, em certos pontos, a um episódio de desenho animado. O conteúdo voltado para crianças, certamente proporcionará risadas aos pequenos. Para os adultos, o destaque positivo é a trilha sonora que resgata músicas dos anos 1980, oferecendo bons momentos de nostalgia.

“Meu Malvado Favorito 4” tenta manter sua criatividade, melhorando a qualidade da animação, mas sem explorar temas mais complexos. Seu foco principal segue firme ao oferecer um argumento simples e entendível pelo público de todas as idades.

Neste recém-iniciado período de férias e, para quem já gosta da proposta da franquia, é uma boa opção para conferir nas telonas.

por Artur Francisco – especial para CFNotícias

*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Universal Pictures.