Crítica: Meu Amigo Pinguim

Chega aos cinemas um filme baseado em fatos reais, cheio de emoção, que irá cativar a atenção do público do início ao fim. “Meu Amigo Pinguim” (My Penguin Friend) é uma singela e maravilhosa história de amizade e respeito.

A produção foi desenvolvida a partir de uma história real ocorrida em Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, quando o pescador João (interpretado por Jean Reno) resgata um pinguim que apareceu próximo à sua casa, cansado e coberto de óleo.

Depois de limpar a pequena e indefesa criatura, João percebe que o pinguim criou um laço com ele. E assim, começa uma grande amizade, onde a cada seis meses Dindim (o amigo Pinguim) volta para rever o pescador.

A narrativa escrita por Kristen Lazarian e Paulina Lagudi Ulrich trabalha com os temas da amizade, perdão e redenção, pois o pescador passou por uma grande perda e já fazia anos que não tinha  mais contato com os amigos  e os moradores de seu vilarejo, mas com a presença de Dindim (interpretado por animais do Aquário de Ubatuba) começa a retomar aos poucos sua vida e  os relacionamentos perdidos.

O diretor brasileiro David Schurmann é o idealizador do projeto e teve que buscar investimentos externos para poder filmar a obra, mas contou com algumas exigências de seus investidores: que o filme fosse falado em inglês e que a locação onde ocorre a interação entre o pinguim e o pescador fosse realizada na Espanha.

Schurmann aceitou a questão do inglês, mas bateu o pé sobre o local e assim, prevaleceu Ilha Grande como a locação e encontro desta grande amizade. Em minha opinião, concordo com o ponto de vista do diretor ao querer manter a história no país de origem.

“Meu Amigo Pinguim” é uma história não apenas de amizade, mas um alerta mundial para a desenfreada poluição que os mares sofrem nas mãos humanas inescrupulosas que, por ganância e vaidade, lançam desejos e toda a sorte de lixo nas águas povoadas por uma rica e maravilhosa vida marinha diversificada.

Vá ao cinema para se emocionar.

por Clóvis Furlanetto – Editor

*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Paris Filmes.