Uma das maiores estreias da semana nos cinemas brasileiros é, na realidade, o retorno a uma animação de sucesso que conquistou os corações de seu público. Com a chegada da versão em live-action de “Lilo & Stitch”, temos a chance de revisitar essa admirável história com algumas novidades.
Para quem não lembra (acho improvável) Stich (voz de Chris Sanders, na versão original e Márcio Simões em português) é um pequeno e bagunceiro alienígena que escapa de uma prisão para se refugiar na Terra.
Ele acaba se disfarçando de cachorro e encontra a doce Lilo (Maia Kealoha, mostrando ser a escolha ideal para o papel), que o adota. A partir daí é só confusão, pois o que ninguém sabe é que dois caçadores intergalácticos estão procurando pelo alien fugitivo.
Essa apresentação do longa em live action também pode ser aplicada à animação de 2002. Mas isso não significa uma repetição total de roteiro, pois alguns elementos foram alterados por Chris Kekaniokalani Bright e Mike Van Waes, a fim de adequar a narrativa ao processo de filmagem com pessoas reais.
E, em minha opinião, mesmo que todas as cenas fossem reproduzidas de maneira idêntica, continuaria sendo uma narrativa incrível, protagonizada por duas criaturas completamente diferentes, mas que não se importam com isso, afinal, sabem que a amizade é o mais importante.
Do modo como foi concebida, a produção torna-se uma belíssima e merecida homenagem à animação original. Todos os elementos que fizeram de “Lilo & Stitch” um clássico estão lá, incluindo a comovente evolução do pequeno alienígena, que passa de um prisioneiro em fuga para um amigo leal da carismática garotinha humana.
A irmã mais velha de Lilo, Nani, é interpretada por Sydney Agudong e conseguimos observar a mesma mágica e química em suas atuações. Quando surgem juntas em cena, elas nos convencem totalmente de sua relação de família (ou, como aprendemos há mais de duas décadas, “Ohana”).
Entre participações pra lá de especiais, o filme dirigido por Dean Fleischer Camp traz a maravilhosa Tia Carrere como a Sra. Kekoa, uma assistente social preocupada com o futuro de Lilo e Nani. Há também a impagável interpretação de Courtney B. Vance como Cobra Bubbbles, um agente da CIA que tenta provar que alienígenas existem.
Por falar em alienígenas, os hilários perseguidores de Stitch na animação ganharam vida com os atores Billy Magnussen como o otimista e sensato PleaKley, e Zach Galifianakis como o malvado e insensível Jumba Jookiba.
Com um elenco desses, é claro que “Lilo & Stitch” tem tudo para ser um sucesso nesta nova versão, uma vez que o roteiro preservou todas as melhores cenas e falas da animação, para o deleite dos fãs.
Não deixe essa oportunidade passar e vá ao cinema com as melhores expectativas, pois vale a pena.
Mahalo por acessar nossa crítica.
Por Clóvis Furlanetto – Editor
*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Walt Disney Studios Br.