Crítica: Elementos


A nova animação da Disney e Pixar chega aos cinemas, levando às telas uma linda história de aventura, emoção e romance, e que ainda conta com uma pitada de drama e suspense. “Elementos” (Elemental) estreia com grandes chances de encantar as crianças e agradar aos adultos.

A produção mostra que, mesmo as diferenças mais extremas, podem ser superadas com boa vontade e amor no coração. Faísca (voz de Leah Lewis / Luiza Porto) – uma garota cabeça quente feita de fogo – e Gota (Mamoudou Athie / Dláigelles Silva), um rapaz gente boa, composto por água, são o melhor exemplo disso.

Os jovens moram em zonas opostas da Cidade dos Elementos, onde os quatro elementos da natureza convivem em quase harmonia absoluta, mas sob a condição de nunca se misturarem.

A vida segue tranquilamente, até um acidente ameaçar a loja dos pais de Faísca – Brasa (Ronnie del Carmen / André Mattos) e Fagulha (Shila Ommi / Marisa Orth) – e ela precisar correr para evitar que o comércio seja fechado.

Mas, nem tudo sai como planejado e Gota entra na vida da família de fogo, provocando a maior confusão. Ele será o responsável por uma grande mudança  nas concepções dos elementos, suas relações conflituosas e regras rígidas de convívio social.

O roteiro de Peter Sohn (que também dirige a obra), John Hoberg, Kat Likkel e Brenda Hsueh é simples, mas agradará a todas as idades, pois trabalha a ação voltada para os protagonistas Faísca e Gota, suas dificuldades e dilemas, de maneira leve e sem criar atrito com situações que possam levar a uma discussão sem fim sobre a vida real.

Ainda que traga vários importantes assuntos à tona, o conceito base de “Elementos” permanece sendo a diversão que uma produção do gênero pode proporcionar. E isso acaba rendendo boas risadas, e também algumas lágrimas de emoção, porque os personagens facilmente cativam coração da plateia.

Como já era de se esperar, os gráficos estão ótimos, possuem cores maravilhosas e uma continuidade de cena eficaz. A sensação é a de estarmos, de fato, dentro dos ambientes da Cidade Elementos, participando da narrativa junto a seus habitantes.

Para completar a experiência, vale dizer que antes de “Elementos”, um curta é apresentado. Em “O Encontro de Carl”, vemos o carismático protagonista de “Up – Altas Aventuras”, Sr. Carl Fredricksen (Ed Asner), se preparando para um encontro. Para isso, contará com a ajuda e os sábios conselhos de seu companheiro de quatro patas, Dug (Bob Perterson). Emoção garantida.

Enfim, escolha o seu elemento da natureza preferido, abra seu coração e vá ao cinema para viver uma emoção especial.

por Clóvis Furlanetto

*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Walt Disney Studios.