Crítica: Depois da Morte


Filme predestinado ao sucesso. Saber o que acontece depois da morte, certamente é uma das maiores perturbações da humanidade. As diversas religiões tentam preparar os seres humanos, seus fiéis devotos, para uma boa passagem, para uma boa morte. Isso acontece através de ilusões, imposições, medo, dinheiro, tortura mental, indução, manipulação, ou simplesmente por fé.

“Depois da Morte” (After Death) é um documentário muito atrativo por sua forma de apresentar as histórias, não dá para desgrudar da tela nem um segundo. Histórias essas, de pessoas, que morreram por alguns minutos, puderam habitar o outro lado por alguns instantes (alguns instantes para nós que estamos do lado de cá, pois, não sabemos se o tempo é contado da mesma forma do lado de lá, e sequer se há contagem de tempo).

A maior parte dos depoimentos trazem informações positivas, de muita luz, e deixam transparecer, mesmo que não queiram, que viver do outro lado é muito melhor do que aqui, que há felicidade constante. Mas há uma parte do filme destinada a depoimentos mais assustadores, pessoas que não tiveram experiências de luz, que passaram por situações de medo e terror, num desamparo e vulnerabilidade totais.

O documentário atende a várias religiões, principalmente quando entendemos que há um lado bom e outro mau, inferno e céu de outros tempos. Mas, está acima de qualquer propaganda religiosa, é um filme que desperta a curiosidade, e para outros até conforta.

A experiência de quase morte, como muitos preferem dizer, acontece com pessoas diversas, de idades, classes sociais e profissionais variadas, que, por algum motivo muito enigmático, foram escolhidas para terem essa possibilidade de conhecer, mesmo que por alguns segundos, o outro lado e voltar para cá para contar tudo. Seria uma nova oportunidade mudarem algo na condução de sua vida?

A resposta a essa pergunta está nos depoimentos reais, De “Depois da Morte”, esta arrebatadora obra dirigida por  Stephen Gray e Chris Radtke.

por Carlos Marroco – especial para CFNotícias

*Titulo assistido em Cabine de Imprensa Virtual promovida pela Synapse Distribution.